Início Cinfães Urgente: Caso de meningite interrompe aulas na escola primária em Cinfães

Urgente: Caso de meningite interrompe aulas na escola primária em Cinfães

Segundo informações recebidas na redação do Jornal Paivense, as aulas hoje foram interrompidas na Escola Básica de Louredo por conta de um surto de meningite. Alunos terão sido encaminhados para o Centro de Saúde de Cinfães para serem medicados.

COMPARTILHAR
EB de Louredo de S. Cristóvão em Cinfães

Recebemos a informação na redação do Jornal Paivense que as 18h, devido a um surto de meningite na Escola Primária de Louredo de S. Cristóvão em Cinfães, foi necessário interrompeu aulas e encaminhar os alunos para o Centro de Saúde de Cinfães, para medicar.

É recomendado que os alunos e os profissionais que tiveram contacto com os mesmos iniciem tratamento com antibióticos. Em casos de meningite os pequenos têm de tomar quatro doses, já os adultos apenas uma.

Todo o cuidado é pouco. Segundo relato dos médios, nas crianças é mais fácil o risco de contágio: “no caso de alguma ter sido infetada, após tomar esta medicação, não vai desenvolver a doença, porque o antibiótico vai matar toda a bactéria”, explicam os médicos . 

Entramos em contacto com o Centro de Saúde de Cinfães para saber mais detalhes e confirmar a informação, mas os funcionários recusaram-se a comentar o assunto, e logo desligaram a chamada, sem dar explicações.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) explica que a meningite meningocócica é uma “doença bacteriana transmitida pessoa a pessoa por gotículas de saliva, como por exemplo quando se tosse, espirra, dá beijos ou existe grande proximidade física”, e que “a bactéria causadora da doença, dada a sua fragilidade, não sobrevive fora do organismo humano”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 + 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.