Início Cinfães Cinfães: os desafios do trajecto entre Espiunca e Nespereira para além dos...

Cinfães: os desafios do trajecto entre Espiunca e Nespereira para além dos buracos

O Jornal Paivense percorreu o caminho entre Nespereira e Espiunca. O percurso tem aproximadamente 4km e uma série de obstáculos e desafios para os que se aventuram. Moradores da região tem defendido a importância desta ligação há 30 anos, sem resultado.

COMPARTILHAR

A estrada entre Nespereira, no concelho de Cinfães, e Espiunca em Arouca, que hoje abriga os famosos Passadiços do Paiva, é uma reivindicação antiga da população.

Fazer o caminho entre Espiunca e Nespereira é um grande desafio

O Jornal Paivense fez todo o percurso entre a freguesia de Nespereira e Espiunca e registou imagens das condições em que se encontra o caminho de aproximadamente 4km de extensão, e que hoje só pode ser realizado de jipe, devido aos desafios impostos pelas más condições da estrada, que apresenta muitos buracos e desníveis.

So é possível fazer o percurso de jipe

Fomos até Nespereira, após acolhermos denúncias de vários moradores da localidade, que alegam se sentir abandonados e ignorados em suas solicitações: “esta é mais uma promessa de campanha não cumprida. Agora pedem que estejamos a esperar até 2021, depois até quando? Não há empregos em Nespereira desde que a única fábrica do concelho fechou e esta ligação a Espiunca certamente traria mais oportunidades e encurtaria distâncias. Hoje todos nós precisamos sair de Nespereira para trabalhar e sem vias em condições não temos como atrair visitantes para nossas festas, nosso comércio e para o nosso convívio”, referiu uma moradora.

Aquedutos entupidos por todo o caminho até Espiunca

O Caminho até Espiunca

O que hoje existe é um caminho de terra, que tem alguns trechos com alcatrão deteriorado. Os aquedutos para escoamento da água das chuvas encontram-se entupidos por todo o trajecto.

A vegetação começa a invadir a estrada

Segundo três outros moradores, o caminho foi aberto pelos trabalhadores da Barragem que existe no local, e recentemente foi alargado e limpo para abastar parte da vegetação que se encontra pelas margens: “nada do que existe aqui foi feito pela Junta de Freguesia ou pela Câmara. O caminho já existe, o mais difícil já foi feito, bastava agora pavimentar”.

Trecho final em Espiunca

Desdobramentos

Em Cinfães, o partido de oposição acusou o PS de chumbar moção que pedia urgência na pavimentação deste trajecto. Na altura, o presidente da CM de Cinfães negou que isto tenha acontecido e chamou os políticos do PSD de irresponsáveis em comunicado pelas redes sociais. O presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, Mário Leitão, também através das redes sociais, referiu que o PSD faltava com a verdade e que o projecto já havia sido contemplado no orçamento. Pessoas ligadas ao PS afirmam que até 2021 a obra poderá ser concluída.

Abaixo assinado com mais de 60 assinaturas dos comerciantes de Nespereira

Recorde-se que os comerciantes de Nespereira fizeram abaixo assinado para pedir que a CM realizasse a referida obra em 2017. Uma das promessas de campanha durante as eleições autárquicas daquele mesmo ano previa a obra da estrada entre Espiunca e Nespereira.

Promessas de campanha de Mário Leitão

Abaixo veja galeria de imagens com fotos ao longo de todo o percurso:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one + 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.