Início Cinfães Homenagem ao Maestro Joaquim Araújo Pereira Pinto acontece em outubro em Cinfães

Homenagem ao Maestro Joaquim Araújo Pereira Pinto acontece em outubro em Cinfães

COMPARTILHAR

A Associação de Cultura e Desporto de Cinfães, com o patrocínio da Câmara Municipal de Cinfães, homenageará o Maestro Joaquim Araújo Pereira Pinto no próximo dia 12 de Outubro.

Nascido a 11 de Setembro de 1939, em Souselo, Cinfães, o maestro estudou no Seminário de Lamego e desde cedo se notou uma forte apetência para a música. A sua vida conta com 9 anos de seminarista, 4 de tropa, 10 de bancário, 10 de industrial e mais de 20 de professor de Educação Musical.

Biografia

Em todas estas áreas, teve o condão de ser distinguido como o melhor e pelos melhores. O Seminário deu-lhe o prémio de “Mérito Musical”, pela mão de D. António José Rafael. A tropa deu-lhe um primeiro prémio literário assinado, entre outros, por Francisco Maria Martins, que foi Director-Geral do Ensino Superior. O BNU deu-lhe a “Deusa da Fortuna” pela mão do Dr. Samuel Sanches, seu Administrador. Por fim, a indústria deu-lhe um louvor assinado, entre outros, por Belmiro de Azevedo.

O maestro frequentou o curso de economia, mas pouco. A música foi sempre a sua grande paixão. Maestro e Compositor, tem os cursos Superior de Composição, Complementar de Piano e Complementar de Formação Musical e é licenciado em Ciências da Educação, vertente musical.

Foi professor efectivo de Educação Musical e leccionou Análise e Técnicas de Composição na Academia de Música de Castelo de Paiva.

Sempre que pode, continua ainda a exercer, com mestria, a área de compositor. Nessa qualidade compôs o Hino nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, que o honrou com a Medalha de Ouro dos Serviços Distintos.

Mais recentemente compôs após solicitação da Assembleia Municipal de Cinfães, o Hino do Autarca “Autarkès”, que se encontra já na posse da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, para passar a ser o Hino oficial.

Como Maestro, enveredou sobretudo pela Direcção de Coros, nomeadamente o Coral Vera Cruz – Aveiro e o Coral Etnográfico de Cinfães, de quem foi maestro durante 30 anos, e levou-o a actuações em sublimes espaços, como é o caso da Catedral de S. Tiago de Compostela, o Festival de Coros em Roma, a Casa da Música do Porto, entre muitas outras atuações e concursos por todo o país.

Convite para as homenagens ao maestro realizada em Cinfães

Programação

Assim, dia 12 de Outubro de 2019 haverá Missa de Ação de Graças pela vida do maestro, na Igreja Matriz de Cinfães, pelas 11 horas, com a presença do Sr. Bispo de Lamego. Será cantada pelo Coral Etnográfico de Cinfães ao qual se irão juntar vozes de outros coros do concelho e também a cantora lírica Cláudia Pereira Pinto.

Seguir-se-á um almoço de confraternização na Quinta das Regadinhas – freguesia de são Cristóvão de Nogueira – Cinfães, pelas 13h (sujeito a inscrição/ 25euros).

E para terminar, haverá um Espetáculo Musical, na vila de Cinfães, apresentado pelo locutor da Antena 1, António Jorge, às 17h, onde se irão reunir músicos das cinco bandas do concelho e vozes dos vários grupos corais do concelho de Cinfães, entre outras surpresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.