A coligação Viva Cinfães, liderada por Bruno Rocha, propôs às candidaturas à Câmara Municipal a realização de um ciclo de debates públicos em todas as freguesias do concelho, com o objetivo de apresentar aos eleitores os projetos de cada força política.
Em comunicado, a coligação afirma que várias candidaturas já manifestaram disponibilidade, mas acusa o Partido Socialista (PS) de não responder ao convite e de já ter faltado a outros debates anteriormente agendados. Para a Viva Cinfães, a ausência dos socialistas traduz uma recusa em proporcionar aos cidadãos o “esclarecimento democrático que merecem”.
O candidato do PS, Carlos Cardoso, rejeita a acusação. Em declarações ao Jornal A Verdade, afirmou não ter recebido qualquer convite de um órgão de comunicação social para um debate com todas as candidaturas.
Cardoso explicou ainda que foi convidado pelo canal digital “Conta Lá” para um debate anunciado de terça-feira para sábado, data que coincidia com a apresentação oficial da sua candidatura em São Cristóvão de Nogueira. “Já me tinha comprometido, não podia falhar com as pessoas de Cinfães e de São Cristóvão”, justificou, acrescentando que chegou a pedir a alteração da data, mas o pedido não foi aceite.
O socialista reforça que está disponível para participar em debates, desde que organizados por um órgão de comunicação social independente, com a presença de todas as candidaturas e em compatibilidade com a sua agenda eleitoral.
O candidato recordou ainda que já participou na ronda de entrevistas da Rádio Montemuro, sendo o primeiro a ser ouvido pela emissora local.