Logo paivense
Logo paivense

Conheça as novas normas para os estrangeiros que querem entrar em Portugal

Portugal muda a partir de hoje o protocolo para receber estrangeiros no país.

Desde o dia de ontem, os passageiros com voos de origem no Brasil, Estados Unidos, França e Itália terão que antecipar na internet o envio de informações a respeito do cumprimento da quarentena obrigatória de 14 dias.

Essa é a maneira ideal para compartilhar dados com a Direção Geral de Saúde para que se possa monitorar o cumprimento das medidas restritivas para conter o vírus.

O serviço de informação de dados pessoais terá atividades menos burocráticas, eliminando o papel e voltando seu foco para o atendimento digital no portal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).Apesar de voos comerciais diretos do Brasil estarem proibidos, passageiros que vem de aeroportos brasileiros têm feito escalas em outros países antes do desembarque em Portugal. Por isso, segue obrigatório apresentar teste de Covid-19 negativo feito 72 horas antes da decolagem.

Agora, as informações sobre o voo e endereços de origem e destino dos passageiros devem ser informadas em um formulário no portal antes da chegada ao controle da fronteira.Com as novas regras, um certificado é enviado por e-mail para ser apresentado ao inspetor do SEF: “Só após este processo será permitida a entrada em território nacional”, detalha o órgão.

Além disso, “os dados recolhidos serão enviados pelo SEF à Direção Geral de Saúde, de modo a auxiliar as autoridades de saúde pública portuguesas a localizar os cidadãos obrigados a isolamento profilático”.