Tiago Petinga / Lusa
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes
O líder do Aliança teceu duras críticas ao discurso que o primeiro-ministro, António Costa, fez durante a mensagem de Natal, acusando-de de viver num país diferente daquele que é o seu. Pedro Santana Lopes deixou ainda um “recado” ao Presidente da República e fez uma comparação com Pedro Passos Coelho.
“Pelo que vi da mensagem de Natal, o senhor primeiro-ministro vive num país diferente daquele em que eu vivo”, repetiu várias vezes ao longo de um vídeo, publicado este domingo no Youtube, no qual acusa o líder socialista de ignorar os problemas do país.
“Ouvi a sua mensagem de Natal com uma árvore muito grande, reluzente, num cenário mais próprio de Hollywood (…) Falou, como normalmente fazem os Chefes de Governo, do que tem corrido bem (…) mas senhor primeiro-ministro, teria feito mais sentido ter sido capaz — e seria bonito isso — de reconhecer tudo o que se tem passado de triste, de estranho e de lamentável. Porque o senhor é o Chefe de Governo de um país, que, julgo, é o mesmo em que eu vivo”, sustentou.
“Muitos desses casos têm custado vidas (…) Isto são factos”, sustentou. “O senhor primeiro-ministro entenderá que toda essa sucessão de acontecimentos é fruto do acaso? É fruto de coincidências?”, questionou. “O senhor primeiro-ministro devia ter reconhecido as opções que fez. Para sentar o doutor Centeno no Eurogrupo, fez o povo português passar por situações inaceitáveis, inadmissíveis”.
Em jeito de apelo a Costa e aconselhando-o a ouvir as críticas, Santana Lopes deixou ainda um “recado” a Marcelo Rebelo de Sousa: “Espero que não faça como o senhor Presidente da República que só recebeu os partidos que já têm assento parlamentar quando muitos outros vão disputar as eleições e por isso devem ser ouvidos”.
Também o PSD foi visando nas palavras do líder do Aliança, que fez questão de mencionar o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho: “Quem o viu e ouviu falar do doutor Passos Coelho e o vê e ouve agora à volta da senhora Merkel e dos outros senhores poderosos de Bruxelas como aluno bem comportado, talvez até mais bem comportado que o doutor Passos Coelho”, criticou.
“Sr. primeiro-ministro, vive num país diferente daquele em muitos, muitos, muitos portugueses vivem”, insistiu Santana Lopes.
“Isso não me impede de desejar bom ano. Para o resto da legislatura, espero que seja capaz de reconhecer, tanto quanto possível, tudo isto. Já não digo pedir desculpa porque sei que não seria capaz de o fazer”, concluiu.
Fonte: ZAP