As medidas adotadas para prevenir o aumento dos casos de infeção pelo coronavírus em Espanha estão cada vez mais severas. O país é hoje, depois de Itália, o mais afetado pelo surto do covid-19 na Europa, com milhares de casos confirmados.
Em Madrid a livre circulação nas ruas está altamente condicionada e aglomerações devem ser evitadas para reduzir os riscos de contágio. Estabelecimentos comerciais estão encerrados, salvo os que são essenciais como farmácias e mercados.
Ontem Espanha viveu o primeiro domingo em estado de alerta geral. A polícia e as autoridades estão a intervir, já que o país decretou quarentena. Segundo as autoridades, as pessoas não devem estar a circular pelas ruas sem que haja um motivo justificável para lá estar.
Este vídeo, enviado de Madrid por uma leitora ao Jornal Paivense, mostra alguns agentes a repreender um homem que estava a circular sem motivo plausível pelas ruas da capital espanhola.
Há mais de sete mil infetados e, em apenas um dia, o número de mortos duplicou. A mulher do presidente do governo espanhol, Pedro Sanchez, é a mais recente figura pública espanhola infetada com o novo coronavírus.
Por esta razão, Portugal e Espanha manterão apenas 9 pontos de fronteiras abertas. Os demais estão fechados e a circulação altamente condicionada e monitorizada.