Em dia de Páscoa, tradição da nossa região, o dia começa bem cedo! Eram 7.30 H e começavam a chegar os voluntários que se preparavam em conjunto para a visita pascal.

Tocam os sinos as 8 horas e as dez cruzes têm a missão de percorrer parte da freguesia de Sobrado e Bairros, levando a mensagem de esperança e renovação de votos de fé .

A Cruz que, orgulhosamente, é levada de casa em casa, simboliza a oportunidade de uma nova vida, a oportunidade para recomeçar a viver, para lavar a alma e coração, conscientes dos erros e pecados que se cometem! Por isso é um dia cheio de emoções.

As portas e os braços de quem nos recebe estão escancarados! As pessoas sentem o perdão de Deus e a companhia do Espirito Santo. Há muita emoção! Mas há também intensos momentos de nostalgia, momentos de saudade daqueles que já não estão entre nós mas sempre no nosso coração. E há lagrimas que não se contêm! Nesses momentos, porém, há um abraço que se faz sentir, um olhar que conforta e a nostalgia torna-se apenas um desabafo entre famílias e amigos que se conhecem desde sempre!

É esta a magia da Cruz , do compasso , da entrega e da dedicação! É esta a tradição que queremos manter na nossa terra.

O dia quando finda, emana paz, tranquilidade e satisfação.

A junção das Cruzes das Paroquias de Sobrado e S. Martinho de Sardoura, na Igreja de Sobrado, soa a harmonia, o companheirismo, a união ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Castelo Paiva.

E essa é talvez a mensagem mais importante. Que saibamos estar sempre presentes e unidos independentemente do que nos separa. Juntos faremos uma sociedade mais simples, mais próxima e mais justa.

Antonio Henrique Damas


  • Espaço livre para publicações de crónicas e poemas. Os textos não são editados nem alterados.
  • A responsabilidade pelo texto aqui redigido é inteiramente do autor e seu envio é registado via assinatura digital. 
  • Tens uma crónica ou um poema? Enviem-nos para info@paivense.pt ou por mensagem em nossa página no Facebook 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 − two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.