Início Crónicas Não acredite em tudo que se lê na Rede Social

Não acredite em tudo que se lê na Rede Social

Crónica de Fabiano de Abreu Rodrigues. O texto é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

COMPARTILHAR

Em um mundo virtual em que muitos se acham os donos da verdade e da razão, a publicar o que lhes apetece sem medir consequências, que se consideram influenciadores digitais, convictos e convincentes, neste mundo de liberdade para postar opiniões, surge o perigo das ‘Fake News’, e somente a Imprensa, feita com responsabilidade, pode nos salvar das notícias falsas que circulam nas redes sociais.

Portanto, essa história que a mídia social está a acabar com a imprensa não é verdadeira. A boa imprensa é feita com base em factos, verificada por profissionais, jornalistas que tem uma reputação a zelar. Por isso, precisamos da imprensa, para averiguar os factos e a credibilidade das informações”.

Na Rede Social, há quem leia e passe adiante. Há quem goste da confusão, da discórdia. Há os que estão infelizes com a própria vida e por isso propagar a discórdia torna-se uma resposta para a sociedade. Mas felizmente existe o fact checking. É tão simples: ao receber uma informação, digite sobre a mesma no Google e veja se algum veículo de relevância a publicou, se algum site de notícias com credibilidade a tenha publicado.

A imprensa apura os fatos e só publica com 100% de certeza. Fora isso, é só mais um devaneio de mídia social. Temos que ter muito cuidado com as fake news.

Responsabilidade antes de postar na rede social é importante, mas nem todos tem essa consciência. Então, fica o alerta: ao receber uma informação na rede social, faça o fact checking, e só partilhe se aquela informação passar pelo filtro da verdade.

Fabiano de Abreu 


  • Espaço livre para publicações de crónicas e poemas. Os textos não são editados nem alterados.
  • A responsabilidade pelo texto aqui redigido é inteiramente do autor e seu envio é registado via assinatura digital. 
  • Tens uma crónica ou um poema? Envie-nos para info@paivense.pt ou por mensagem em nossa página de Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

thirteen + 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.