Início Crónicas Crónica: Monte de S. Gens, o reconhecimento

Crónica: Monte de S. Gens, o reconhecimento

Crónica de Paulo Ramalheira Teixeira. O conteúdo textual é de inteira responsabilidade dos autores.

COMPARTILHAR

Mais vale tarde do que nunca

A 10 de Setembro de 2005, um sábado, inauguramos o acesso ao Monte de São Gens (hoje denominada Rampa) e o parque de merendas com casas de banho, no topo do Monte.

A primeira foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Castelo de Paiva por mim liderada e a segunda foi responsabilidade da Junta de freguesia de Santa Maria de Sardoura , presidida pelo Senhor Alfredo Trindade da Rocha.

Quando anunciamos estes investimentos algumas vozes se levantaram e houve um autarca do Partido Socialista que apresentou queixa tentando que as autoridades que tutelam as autarquias impedissem actualização destas obras. O Ministério da Agricultura reprovou o acesso algumas vezes. No dia da inauguração, as autoridades policiais cercaram os acessos ao monte e muitos foram aqueles que tiveram de descer o monte a pé deixando os carros lá em cima, muitos outros foram multados.

Depois, de 2005 a 2009, muitos foram os anos de vandalismo que estas obras tiveram, desde a destruição do parque de merendas, atiraram o depósito da água monte abaixo, furtaram a placa de inauguração do parque de merendas (espero que actual Junta a recoloque) e partiram a placa de inauguração do acesso, que está junto à estrada principal (antiga EN 222-1).

Desde que inauguramos o parque de merendas, em Setembro de 2005 foi vandalizada mais de 4 vezes, só até 2009, depois recuperada ainda pela Junta e Executivo Municipal da época. É pena que existam seres humanos sem valores.

Ao que apurei amanhã vão ser inauguradas as obras de remodelação no topo do Monte e mais de 500 pessoas vão subir até lá. Sinto uma felicidade imensa ao ver catorze anos depois muitos dizerem que vamos assistir a um evento único no mundo naquele espaço. Sempre acreditei no potencial daquele acesso e naquele espaço no topo do Monte.

Desejo e espero que tudo corra pelo melhor e que a actual Junta de freguesia de Santa Maria de Sardoura, liderada pelo Dr. Ricardo Cardoso, tenha mais sorte do que aquela que construiu aquele parque e que aqueles que tanto mal disseram e a destruíram tantas vezes reconheçam que erraram.

Sempre acreditei que um dia me iam dar razão. Valeu a pena esperar. Mais vale tarde que nunca.

Paulo Teixeira – Foto Divulgação

Paulo Ramalheira Teixeira 

Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva de 7.1.1998 a 31.10.2009


  • Espaço livre para publicações de crónicas e poemas. Os textos não são editados nem alterados.
  • A responsabilidade pelo texto aqui redigido é inteiramente do autor e seu envio é registado via assinatura digital. 
  • Tens uma crónica ou um poema? Envie-nos para redacao@paivense.pt ou por mensagem em nossa página de Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.