Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Crónica: Carta Aberta a Manuel Mendes, Líder do Grupo Municipal do Partido Socialista
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Crónicas - Crónica: Carta Aberta a Manuel Mendes, Líder do Grupo Municipal do Partido Socialista

Crónicas

Crónica: Carta Aberta a Manuel Mendes, Líder do Grupo Municipal do Partido Socialista

Redação Paivense
Last updated: 17 Fevereiro, 2018 22:54
Redação Paivense
Share
SHARE

Em resposta à minha “Crónica Porque é que Castelo de Paiva não é um Território de Baixa Densidade? E o que perdemos?”  Manuel Mendes escreve no Jornal o Paivense uma crónica muito feia e com muito pouco de verdade.

Ao Manuel Mendes digo, que enquanto líder do Grupo Municipal do Partido Socialista, lhe fazia bem ler as atas da Assembleia Municipal, e talvez dessa forma não falasse de coisas que parece não conhecer.

Em defesa do meu bom nome, e acima de tudo para que os Paivenses fiquem completamente esclarecido junto transcrições precisas e documentadas de aspetos importantes sobre este assunto:

Assembleia Municipal de 30/04/2015

Ponto 8 – Territórios de Baixa Densidade Tomada de Posição

Gonçalo Rocha  – “Achava que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) não tinha defendido e acautelado devidamente os interesses dos municípios do interior

(…)

Esteve presente na reunião alargada com todos os municípios, foram-lhe apresentados os critérios, foi confrontado com o facto de existir uma comissão que não conhecia, constituída por câmaras de 2 ou 3 partidos. Teve a coragem de ter votado contra, porque não se revia no facto de Castelo de Paiva não estar integrado naquele mapa e de terem feito à revelia as opções dos critérios. Manifestou, de viva voz, a posição do Município de Castelo de Paiva.”

Facto:

Na reunião 4 Novembro 2014, foram apresentados os Critérios e Mapa dos TBD, Castelo de Paiva ficou de fora, Gonçalo Rocha estava lá, votou contra e não disse absolutamente nada , como comprova ata da reunião.

 

Ata da Assembleia Municipal de 30/06/2015

Gonçalo Rocha – “Quanto aos territórios de baixa densidade, se estava na ata que tinha estado presente não se lembrava e que isso também não era importante, mas o certo era que tinha votado contra, tinha dito de viva voz a quem tinha tomado aquela iniciativa e que tinha dito que processava a ANMP se não abrisse o processo para que a CM de Castelo de Paiva pudesse participar. Porque a Comissão que foi criada para elaborar os critérios foi criada à socapa. Que era inadmissível criarem uma comissão sem ninguém saber de nada.”

Facto:

Gonçalo Rocha disse que não se lembrava se tinha estado presente, mas sabe que votou contra!!!

Gonçalo Rocha disse que processava a ANMP se não abrisse o processo. Três anos depois, o Concelho de Castelo de Paiva ainda não é um Território de Baixa Densidade e não consta que a ANMP tenha sido processada. Pior, agora a culpa já não é nem de Gonçalo Rocha, nem sequer da ANMP, a culpa é, agora, do Governo de Passos Coelho.

Facto:

Gonçalo Rocha disse que a “Comissão que foi criada para elaborar os critérios foi criada à socapa. Que era inadmissível criarem uma comissão sem ninguém saber de nada”. A verdade dos factos é que, em Março de 2014, essa comissão foi aprovada por unanimidade Da ata desta reunião pode ver-se ainda que existiram intervenções de 14 Municípios, mas mais uma vez Gonçalo Rocha nada disse!

Facto:

Cumprindo a deliberação da Assembleia Municipal de Abril de 2015, Almiro Moreira com a colaboração de Vitor Quintas (Presidente de Junta de Real) apresentou uma proposta intitulada “TOMADA DE POSIÇÃO – CLASSIFICAÇÃO DE MUNICÍPIOS DE BAIXA DENSIDADE PARA APLICAÇÃO DE MEDIDAS DE DIFERENCIAÇÃO POSITIVA DOS TERRITÓRIOS.” Com indicação de caminhos a seguir para reverter a decisão tomada. Não se conhecendo até ao momento o que Gonçalo Rocha fez com o documento (em anexo).

Facto:

Ainda que este aspeto não seja relevante para a discussão, mas apenas para desmentir a tentativa de Gonçalo Rocha de se livrar das responsabilidades, suas mas também da ANMP, presidida pelo seu colega do Partido Socialista, importa citar o documento da CIC (Comissão Interministerial de Coordenação), que afirma, sem nunca ter sido desmentida, que: “A solução agora adoptada traduz, sem qualquer alteração, a proposta apresentada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses”. 

Esta afirmação não deixa quaisquer dúvidas sobre o facto de que, se Castelo de Paiva não foi incluído no Mapa de Territórios de Baixa Densidade, tal se deve à não proposta para o efeito da ANMP, onde Gonçalo Rocha teve sempre assento e voto.

Ata da Assembleia Municipal de 28.04.2017

Gonçalo Rocha – “Tenho a garantia do Governo [do PS] que a partir de Julho de 2017 aquela realidade iria alterar-se de forma a termos uma diferenciação positiva em relação àquela matéria.”

Facto:

Estamos em fevereiro de 2018, e Castelo de Paiva não é um Território de Baixa Densidade. Governo PS falhou na garantia. O que se sabe que fez Gonçalo Rocha? Absolutamente nada!

Ata da Assembleia Municipal de 29.06.2017

Almiro Moreira – “Questionou se o Município já tinha solicitado formalmente à ANMP para pertencer à Comissão dos Territórios de baixa densidade? Tendo o prazo até 31 de julho [de 2017] para a revisão do Regulamento dos Territórios o que é que já tinha sido feito.”

Gonçalo Rocha: “…Que estava a fazer um trabalho com o Sr. Ministro da Presidência que já tinha conhecimento da pretensão de Castelo de Paiva, esperava que a reavaliação que iria ocorrer no mês de Julho e mapa fosse revisto…”

Facto:

Estamos em fevereiro de 2018, já passou portanto o dia 31 de julho de 2017, e Castelo de Paiva não é um Território de Baixa Densidade. Governo PS falhou na garantia. O que se sabe que fez Gonçalo Rocha? Absolutamente nada!

Facto: O que perdemos?

Acesso a milhões de euros, pelas nossas empresas e pelos Paivenses. Milhares de oportunidades, e centenas de programas aos quais não temos acesso.

Os TBD têm majoração, até 30%, nas comparticipações dos Fundos Comunitários do Portugal 2020. Castelo de Paiva Não!

Nos TBD as empresas beneficiam de redução de IRC 12,5% para os primeiros 15 mil euros de matéria coletável. Castelo de Paiva Não!

Os TBD beneficiam do Plano Nacional de Coesão Territorial, 164 medidas destinadas a abrir uma nova etapa no desenvolvimento dos territórios do interior, contrariando a tendência de desertificação das últimas décadas. Castelo de Paiva Não!

No artigo de Manuel Mendes há apenas uma verdade importante para Castelo de Paiva e para os Paivenses.

Segundo Manuel Mendes, para Gonçalo Rocha a cronologia deste assunto inicia-se apenas em Março de 2015. Mas a verdadeira cronologia deste assunto, para os Paivenses, como podem constatar no texto acima, iniciou-se em Março de 2014. Um ano antes!!

O que descobrimos com este texto de Manuel Mendes foi que para Gonçalo Rocha, e provavelmente para os responsáveis políticos do PS de Castelo de Paiva, por negligência, entre Março de 2014 e Março de 2015 não aconteceu nada!!

O que descobrimos também com este meu esclarecimento, factual, com cópias de documentos oficiais que qualquer um pode consultar e comprovando a sua veracidade, é que, para mal de todos os Paivenses, foi entre Março de 2014 e Março de 2015 que tudo se definiu, e não foi à socapa, foi às claras, com os contributos de 137 concelhos.

O Manuel Mendes é um jovem mas a juventude e a ambição não lhe retiram responsabilidade, nem lhe conferem direito à desinformação. Aconselho-o, por isso, a fazer ele próprio o trabalho de casa e a não escrever o que lhe mandam sem que antes, pelo menos, se certifique do que está a afirmar.

Classificação de Municípios de Baixa densidade para aplicação de medidas de diferenciação positiva dos territórios

Para ler, clicar acima:

 

Castelo de Paiva, 16 de fevereiro de 2018

Almiro Moreira


Em crónicas e poemas 

  • Espaço livre para publicações de crónicas e poemas. Os textos não são editados nem alterados.
  • A responsabilidade pelo texto aqui redigido é inteiramente do autor e seu envio é registado via assinatura digital. 
  • Tens uma crónica ou um poema? Enviem-nos para info@novo.paivense.pt ou por mensagem em nossa página no Facebook
TAGGED:Almiro Moreira
Share This Article
Email Copy Link Print
ByRedação Paivense
Follow:
Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista com Mestrado e Doutorado em neurociência e em psicologia pela universidade EBWU nos Estados Unidos e na Université Libre des Sciences de l'Homme de Paris. Ainda na área da neurociência, pós graduação na Universidade Faveni do Brasil e Especialização em propriedade elétricas dos neurônios e regiões cerebrais na Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal, Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco e Neuropsisanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica. Especialização em Nutrição Clínica e Riscos Psicossociais pela Traininghouse de Portugal e Filosofia na Universidade de Madrid e Carlos III na Espanha. Integrante da SPN - Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS - Federation of European NeuroscienceSocieties - PT30079 e membro da Mensa, sociedade de pessoas de alto QI com sede na Inglaterra.
Previous Article Crónica: Dragagens no Rio Douro
Next Article Nova comissão política do PS tomou posse hoje
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × 4 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Concurso Vinhos de Lisboa 2025 anuncia os grandes vencedores da região

O concurso acolheu mais de 150 referências, das diferentes denominações de origem, submetidas a um júri que inclui um painel…

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da…

Uma das famílias mais bem-sucedidas do mundo tem raízes em Castelo de Paiva

Desconhecido de muitos na região, o concelho de Castelo de Paiva tem…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Poema: Dá-me tempo amor

Dá-me tempo amor Dá-me tempo Eu preciso pensar Dá-me tempo Para que possa colocar as ideias no lugar Dá-me tempo…

Crónica: PONTE SOBRE O RIO ARDA, EM PEDORIDO

Em 1995, é constituída a empresa Águas do Douro e Paiva (AdP), uma sociedade intermunicipal com 51% e os restantes…

Crónica: Serial-killer (parte 1)

O Paivense busca dar voz às pessoas que vivem nos concelhos de nossa região. Hoje trazemos a primeira parte da…

Crónica: Vitupério social

Queres ser um homem importante? Veste fato… Queres ser um homem de respeito? Veste fato… Queres ser um homem inteligente?…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

five × two =

Lost your password?