Os concelhos de Castelo de Paiva e de Cinfães fizeram uma candidatura conjunta e foram uns dos municípios que vão ser apoiados pelo Ministério da Administração Interna para a construção de um Centro de Recolha Oficial de animais de companhia, diga-se cães e gatos.
Trata-se de um importante investimento para a região e que numa fase inicial a Câmara Municipal de Castelo de Paiva pensou localizar nos terrenos propriedade da Junta de Freguesia de Sardoura, perto do Alto da Fontela e onde nos anos 90 chegou a funcionar a lixeira municipal.
Este equipamento vai situar-se num dos lotes da Zona Industrial de Lavagueiras, junto à ETARI ali existente e a confinar com o nó da Variante à EN 222.
Ficará aliás no terreno, onde há cerca de um ano e depois dos incêndios de 2017, o Município de Castelo de Paiva. também através do seu Pelouro do Ambiente efectuou uma plantação de árvores, que até teve honra de nota de imprensa municipal. Muitas destas jovens árvores vão ser agora retiradas ou transplantadas uma vez que neste terreno vai ser construído este equipamento.
Foi pena na época não terem pensado bem no assunto e estas árvores poderiam ter sido colocadas noutro local.
Para algumas localidades e população do Município de Cinfães, este equipamento ficará muito distante.
Senão vejamos; dos Paços do Concelho de Cinfães à Zona Industrial de Lavagueiras distam 52 minutos, ou seja 43 kms, de Tarouquela são 30 kms, da Gralheira são 72 kms, mais de uma hora a percorrer e de Tendais, os 56 kms de distância demoram 1 hora e 10 minutos a percorrer.
Salvo melhor opinião, a este investimento poderia ter sido associado o Município de Gondomar, que tem freguesias como a Lomba e Jovim que distam deste terreno, a primeira 5 minutos e a segunda 30 minutos, bem mais perto do que a maioria das freguesias do concelho de Cinfães.
Quanto ao resto é um equipamento que é muito bem vindo, quanto à localização se o poder político escolheu este local, está legitimado pelo Povo para exercer a sua função, e foi eleito democraticamente, depois a população dirá de sua justiça.
Paulo Ramalheira Teixeira
- Espaço livre para publicações de crónicas e poemas. Os textos não são editados nem alterados.
- A responsabilidade pelo texto aqui redigido é inteiramente do autor e seu envio é registado via assinatura digital.
- Tens uma crónica ou um poema? Envie-nos para redacao@paivense.pt ou por mensagem em nossa página de Facebook