Nutricionista e influenciadora Dani Sarpa Borges /Divulgação/MF Press Global

No imaginário de grande parte da população, a sopa é vista como uma refeição exclusiva para dietas ou pessoas doentes. Ao contrário desse achismo popular, o prato é uma opção de refeição potente, rica em nutrientes e nem de longe apresenta um aspecto sem graça ou sem gosto.

A nutricionista e influenciadora Dani Sarpa Borges é adepta da refeição em sua rotina e informa que, além de uma opção leve, as sopas são boas opções para recuperar o corpo de maneira mais rápida após exercícios físicos, noites de bebedeira e até mesmo do esforço digestivo para quem comeu muito na véspera.

Apesar de nutritiva, a sopa não é recomendada para todas a refeições do dia. O ideal, segundo Dani Borges, é que ela seja consumida no jantar ou na ceia. “É um alimento de fácil absorção no organismo, o que promove a saciedade e a digestão adequada para esse momento do dia”, comenta.

Além disso, a nutricionista aponta que esta é uma das melhores formas de ingerir vegetais para quem não gosta muito. “Quando você cozinha esses alimentos, muitos de seus nutrientes ficam retidos na água onde foram fervidos. Quando você faz uma sopa, essa água é aproveitada, conservando no prato uma quantidade maior de substâncias nutritivas”, explica.

Confira cinco receitas de sopas com fácil preparo e poucos ingredientes que foram compartilhadas por Dani Borges.

Sopa de abóbora com alho-poró

Ingredientes

700g de abóbora japonesa

1 cebola

1 talo de salsão

1 dente de alho

700ml de água

Alho poró

Modo de preparo

Descasque a abóbora e corte-a em cubos. Em uma panela, doure a cebola e o alho e em seguida acrescente a abóbora para refogar junto ao alho-poró e o salsão.

Depois disso, acrescente a água e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos — ou o tempo de a abóbora amolecer. Quando atingir o ponto de cozimento, retire-a do fogo e bata no liquidificador. Caso queira a sopa mais grossa, volte com a mistura ao fogo e mexa até atingir o ponto de sua preferência.

Sopa de batata e alho-poró

Ingredientes

130g de alho-poró

2 colheres de chá de azeite extra virgem

3 batatas inglesas

3 copos médios de caldo de carne

1 colheres de sopa de Iogurte desnatado

1 xícara de chá de Leite de vaca desnatado

Modo de preparo:

Limpe o alho-poró e corte-o em rodelas. Cozinhe e amasse as batatas. Em uma panela antiaderente, refogue o alho-poró no azeite de oliva até ficar murcho e reserve.

Em outra panela, ferva o caldo de carne por 10 minutos. Misture o leite, a batata amassada e acrescente aos poucos o caldo de carne fervente. Deixe ferver bem e depois acrescente o alho-poró refogado, o iogurte e tempere com sal a gosto. Mexa bem e sirva.

Sopa de beterraba

Ingredientes:

4 beterrabas médias

Cebola

Modo de preparo:

Doure a cebola com azeite de oliva. Em seguida, acrescente a beterraba, água e sal a gosto.

Cozinhe a beterraba até ficar macia. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque na geladeira para esfriar e sirva.

Sopa de ervilha com tofu

Ingredientes:

1/2 kg de ervilha seca

1/2 xícara de tofu defumado picado

1 cebola cortada

2 dentes de alho amassados

1 pitada de orégano

1 ramo de alecrim

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão adicione a ervilha, a cebola e o alho e deixe cozinhe por cerca 15 minutos após iniciar a fervura. Desligue o fogo, espere sair toda a pressão e abra a panela. Deixe esfriar e depois bata tudo no liquidificador. Retorne à panela e acrescente água se necessário. Junte o tofu, o orégano e o alecrim e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Sirva.

Sopa Low Carb de legumes com alho-poró

Ingredientes

3 chuchus

2 abobrinhas pequenas

3 cenouras pequenas

1 alho-poró em rodelas

500g de filé de frango

2 dentes de alho amassados

1/2 cebola picada

Modo de preparo:

Coloque o azeite, alho e cebola na panela no fogo e doure. Em seguida, acrescente o filé de frango e refogue-o. Depois disso, adicione os legumes em cubos na panela, coloque água fervente até cobrir tudo e deixe cozinhando.

Em outra panela refogue o alho-poró com um fio de azeite. Assim que os legumes cozinharem, retire o frango — ele foi utilizado apenas para dar gosto — e bata no liquidificador. Por fim, acrescente o alho-poró refogado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.