Início Cultura Idosos e crianças juntos para o Carnaval em Paços de Ferreira

Idosos e crianças juntos para o Carnaval em Paços de Ferreira

Fotos de MF Press Global
Mais de 700 idosos de Paços de Ferreira participam sexta-feira, juntamente com centenas de crianças, nos festejos carnavalescos, o culminar de muitos dias de preparação de trajes e danças em 16 instituições sociais, disse à Lusa a vereadora Filomena Silva.

A autarca refere que o encontro de seniores por altura do Carnaval, em Paços de Ferreira, se realiza pelo quinto ano consecutivo.

Além dos idosos, participarão no evento algumas centenas de crianças da Atividades dos Tempos Livres (ATL), proporcionado, um convívio geracional entre avós e netos, que a autarquia quer incentivar.

“Eles andam a preparar tudo há semanas nas suas instituições”, contou. Filomena Silva referia-se à planificação, aos ensaios para as danças e à preparação das vestes.

Este ano, os festejos são subordinados à educação, fazendo jus ao Ano Municipal da Educação que o concelho está a assinalar

O programa inicial previa que a concentração ocorresse na rotunda junto aos paços do concelho e que depois os participantes evoluíssem em cortejo em direção ao parque da cidade, para proporcionar a interação com a população.

No entanto, disse, as baixas temperaturas previstas para sexta-feira obrigaram a organização a mudar os planos da festa.

A atividade foi então transferida para uma tenda gigante que existe junto ao pavilhão municipal, conhecida localmente como “bolha”. É lá, contou, que vão decorrer as animações, incluindo um pequeno desfile para que o júri possa avaliar os quadros mais bem elaborados, agraciando-os depois com prémios.

“Já sabemos que muitos idosos vão dançar com toda a vivacidade. Eles adoram”, referiu, depois de enaltecer “o espírito de envelhecimento ativo” e o entusiasmo dos utentes dos centros sociais e dos técnicos que dão apoio logístico.

A “espontaneidade do momento” é de tal forma grande, prosseguiu a autarca, que a festa já consta do programa anual de atividades das várias instituições de solidariedade social do concelho.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

16 − eight =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.