Realiza-se já no fim-de-semana de 7 e 8 de Abril, no espaço do aprazível Largo de S. Lourenço, a 16ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros onde vão marcar presença cerca de vinte expositores.

Este é um certame local de referência orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.

Espera-se que sejam muitos os visitantes que vão marcar presença no certame, onde vão estar representadas as mais importantes quintas da freguesia que se dedicam à produção do excelente vinho verde.

Vão ser cerca de duas dezenas de expositores que vão estar no largo de São Lourenço, com dezena e meia de vinicultores locais. Há lugar também para o artesanato, a gastronomia, a doçaria tradicional da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros. Além desses, haverá ainda Caipirinhas de Vinho Verde e do Restaurante da Feira que, este ano, vão ser exploras pela Comissão de Festas de S. Lourenço, que apresentará as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.

A abertura do evento está agendada para a tarde de Sábado e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, para além de outros autarcas e entidades convidadas, destacando-se as intervenções alusivas ao certame e à temática vitivinícola e potencialidades da freguesia.

Esperando que o certame possa repetir o êxito de anteriores edições, o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, José António Vilela evidencia um justo reconhecimento à Câmara Municipal e ao Executivo Gonçalo Rocha, tendo em conta o apoio disponibilizado pela autarquia paivense para a organização da iniciativa. Elogiou, também, a coragem dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa actividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para dinâmica económica do próprio concelho.

Também o presidente Gonçalo Rocha faz votos para que a iniciativa seja um sucesso, registando uma boa adesão de visitantes e não deixa de destacar a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho.

“O nosso vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece sem dúvida, continuar a ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas desta grandeza, tal como esta, que tem sido promovida e realizada pela autarquia procurando mostrar o que de melhor tem a freguesia ”, disse o presidente da Câmara.

A abertura oficial e recepção às entidades convidadas está agendada para as 14 horas de Sábado, seguindo-se um périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se um momento teatral com a participação da Micas Arrebitada, depois animação com exibição de folclore, com a participação do Rancho Folclórico de Bairros, e um momento de bailarico com a presença do Duo Marcalândia.  A partir das 21h30, a animação prossegue com a actuação dos Amigos da Sexta, culminado a noitada da feira com a animação a cargo do Agrupamento Musical Cordosom, de Chaves.

Já no Domingo, o certame prossegue durante a tarde, com destaque para uma atuação musical protagonizada pela Banda Marcial de Bairros, seguindo-se a participação do grupo de concertinas de Bairros e um momento de bailarico com a presença do Agrupamento Musical Zero a Zero

Recorde-se que esta 16ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, tem o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, tendo o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, José António Vilela, garantindo a realização e a continuidade do evento, prometendo uma dinâmica cada vez mais forte nesta mostra que já é uma referência concelhia e que, todos os anos atrai centenas de visitantes para apreciar o Melhor Verde Tinto do Mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four + seventeen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.