Início Cinfães Cinfães: Desfolhada em Travanca emociona e mantém vivas as tradições

Cinfães: Desfolhada em Travanca emociona e mantém vivas as tradições

COMPARTILHAR
Foto: Márcia Alexandre

Aconteceu no passado fim de semana a tradicional Desfolhada à moda antiga, realizada na Paróquia de Travanca, em Cinfães, no âmbito da preparação da Festa em honra de Santa Isabel.

Foto: Márcia Alexandre

Em um acontecimento que une cultura e história, os habitantes locais celebraram suas tradições, suas gentes e mantiveram vivos os costumes de tempos remotos.

Enquanto eram cantadas as músicas tradicionais e feita a desfolhada do milho, muitos dos que ali estavam se emocionaram e não conseguiram conter as lágrimas. O momento, repleto de significado, para além de encontro de gerações, sempre toca os corações daquelas gentes.

Helder Silva Vieira, membro da Comissão de Festas de Santa Isabel, referiu sobre a importância da Desfolhada para a comunidade de Travanca: “A nossa região desde sempre esteve ligada à agricultura, como o cultivo do milho. A desfolhada pode parecer uma festa, mas não é. Trata-se de um trabalho duro e cansativo, tanto para os adultos, homens e mulheres, como para as crianças que trabalham nos campos. No entanto, apesar de todo o esforço, é muito importante manter estas tradições vivas para mostrar aos mais novos as nossas origens”.

Veja galeria com fotos da Desfolhada:


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four × two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.