A Banda Marcial de Nespereira é uma instituição, banda de música, fundada em 1853 e teve a sua primeira actuação precisamente no Domingo de Páscoa. E desde aí, sem interrupções, a Banda tem como tradição tocar no Domingo de Páscoa. E aconteceu durante 166 anos consecutivos. Só este ano, em 2020, por causa da situação de pandemia de Covid-19, este concerto não foi possível ser realizado presencialmente.

Assim, os músicos e maestro, num total de cerca de 60 elementos, cada um em sua casa, decidiram gravar a sua parte e todos juntos apresentam este Hino de Nespereira, a tirar proveito das novas tecnologias, do poder da internet e das redes sociais, para cumprir a tradição de fazer o primeiro concerto da época no dia de Páscoa.

Os elementos da Banda reuniram-se em vídeo, gravado com os próprios telemóveis, para executar o Hino da Vila de Nespereira. Apesar de afastados pela distância, os músicos prepararam, cada um em sua casa, um momento musical para assinalar este Domingo de Páscoa, também de modo a atenuar esta situação da pandemia da covid-19.

Internet, criatividade e tecnologia como aliados

“Já que não podemos ensaiar e tocar, vamos aproveitar as tecnologias e de forma criativa, fazer chegar a nossa música a todos os nossos amigos, sócios e simpatizantes neste dia! E assim saiu simbolicamente este «Hino de Nespereira», também ele renascido ou ressuscitado, após alguns anos em que esteve ausente, de forma a levar a renovação, a fé, o renascer e a esperança que tempos melhores virão e estaremos, como sempre, ao vosso lado e a representar o que a nossa terra tem de melhor!! Se estamos juntos agora, mais rapidamente sairemos desta situação e o sucesso futuro estará garantido”, referiu um dos elementos da banda.

Páscoa e a Banda de Nespereira

O concerto de Páscoa tradicionalmente é onde são apresentadas as novidades para a época, o novo repertório e os novos elementos quase sempre têm a a estreia neste dia.

No post, divulgado nas redes sociais oficiais da Banda Marcial de Nespereira, há um descritivo e comovente relato sobre a importância da data: “Num situação normal, neste dia bem cedinho, estaríamos a acompanhar a Procissão da Ressurreição, depois todos assistiríamos à Missa Campal de Páscoa e no final, o aguardado, o nosso concerto! Faz parte da tradição, faz parte do sentido deste dia de Páscoa e mesmo da história da nossa terra, Nespereira! Aliás, as cruzes do compasso só saem no final do concerto, para que os moradores das primeiras casas, possam também assistir, sem pressas. Sempre ao vosso lado… Uma Santa e Feliz Páscoa a todos
Mantenham-se em segurança.”

Hino da Vila de Nespereira
Música e Letra: Joaquim Araújo Pereira Pinto
Edição de Som e Imagem: André Matinhas
Texto: Alberto Leitão
Colaboração: Músicos da Banda Marcial de Nespereira
Gravado com telemóveis. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.