Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Reading: Estado português compra quadro de Álvaro Pires de Évora em leilão
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Cultura - Estado português compra quadro de Álvaro Pires de Évora em leilão

Cultura

Estado português compra quadro de Álvaro Pires de Évora em leilão

Redação Paivense
Last updated: 2 Fevereiro, 2018 12:21
Redação Paivense
Share
SHARE

O Estado português adquiriu a pintura “A Anunciação”, da autoria de Álvaro Pires de Évora, num leilão que decorreu na noite de quinta-feira em Nova Iorque, confirmou hoje à Lusa o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

“Foi comprado pelo Estado português com o auxílio dos amigos do Museu Nacional de Arte Antiga e com o auxílio dos portugueses todos, porque a verba teve de ser complementada com algum dinheiro remanescente do dinheiro [da campanha de angariação de fundos para aquisição da ‘Adoração dos Magos’] do Domingos Sequeira”, explicou à Lusa o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel.

“A Anunciação”, parte de um díptico pintado pelo artista português Álvaro Pires de Évora entre 1430 e 1434, foi comprada por 280 mil euros, mas a conta final ficou nos 349 mil euros, ao serem adicionados os 25 por cento da comissão da leiloeira.

O futuro do quadro passa agora pelo MNAA, em Lisboa, onde tem um lugar reservado na sala dos Painéis de São Vicente, ficando apenas sujeito ao “processo natural de importação” e todas as questões técnicas a ele inerentes.

Trata-se, assim, de “uma ótima vitoria de nós todos”, sublinhou o diretor do MNAA, que frisou ser o primeiro Álvaro Pires do museu e um “excelente Álvaro Pires”.

O MNAA tinha apresentado formalmente uma proposta à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) no sentido de a obra ser adquirida pelo Estado português, sustentando a sua relevância para o património nacional.

Contactado pela agência Lusa, há duas semanas, sobre uma possível aquisição, o Ministério da Cultura disse que a DGPC tinha recebido a proposta e estava a analisá-la, escusando-se a adiantar mais informações sobre a ida da obra a leilão avançada pelo jornal Público.

De acordo com os dados presentes no catálogo da Sotheby’s, a posse do quadro remonta à família do colecionador suíço Heinz Kisters (1912-1977), que o vendeu ao antigo chanceler alemão Konrad Adenauer (1876–1967), e o adquiriu de novo, mais tarde, aos herdeiros do primeiro chefe de Governo da Alemanha Ocidental, chegando o quadro por herança ao atual dono.

O cadastro dá conta apenas de duas exposições públicas do quadro: a primeira em Estugarda, na Alemanha, em 1959, integrado numa mostra dedicada a antigos mestres, e, mais tarde, na exposição “Álvaro Pires de Évora: um pintor português na Itália do Quattrocento”, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, para a Lisboa 1994 – Capital Europeia da Cultura, emprestado pelo seu proprietário.

Ainda segundo o catálogo da Sotheby’s, o quadro fez parte dos lotes do leilão da chamada “Coleção Konrad Adenauer”, realizado pela Christie’s, em Londres, em junho de 1970, tendo ficado sem comprador.

Na quinta-feira, a DGPC abriu um processo de classificação do quadro “São Cosme”, da autoria do pintor português Álvaro Pires de Évora, o mesmo que assina “A Anunciação”.

TAGGED:Álvaro Pires
Share This Article
Email Copy Link Print
ByRedação Paivense
Follow:
Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista com Mestrado e Doutorado em neurociência e em psicologia pela universidade EBWU nos Estados Unidos e na Université Libre des Sciences de l'Homme de Paris. Ainda na área da neurociência, pós graduação na Universidade Faveni do Brasil e Especialização em propriedade elétricas dos neurônios e regiões cerebrais na Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal, Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco e Neuropsisanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica. Especialização em Nutrição Clínica e Riscos Psicossociais pela Traininghouse de Portugal e Filosofia na Universidade de Madrid e Carlos III na Espanha. Integrante da SPN - Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS - Federation of European NeuroscienceSocieties - PT30079 e membro da Mensa, sociedade de pessoas de alto QI com sede na Inglaterra.
Previous Article Um milhão de dados sobre o cancro encaminhados para o Registo Oncológico Nacional
Next Article Ministro da Agricultura vê com “estupefação” protesto de lesados dos incêndios
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fifteen − 10 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Variante à EN 222: lançado concurso para conclusão dos 8,8 km em falta

A empreitada, promovida pela Infraestruturas de Portugal (IP), representa um investimento base de 78,5 milhões de euros e tem como…

GNR DETETA DOIS INDIVÍDUOS POR ROUBO E RECEPTAÇÃO EM PENAFIEL

O Comando Territorial do Porto, por intermédio do Núcleo de Investigação Criminal…

Últimos dias para cadastro na Penafiel Run’25

A Prefeitura de Penafiel recorda que estão disponíveis até o próximo dia…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Entrevista: Banda cinfanense Sexy and Color lança novo disco

Sexy and Color. Este é o nome da banda de Cinfães fundada em 2009 por quatro rapazes que tinham um…

Os Blueberries for Chemical despontam como representantes do rock alternativo português

A banda Blueberries for Chemical nasceu em 2013 e, a princípio, tinham como objetivo o lançamento de um EP. No…

José Cid revela-se no novo álbum “Clube dos Corações Solitários do Capitão Cid”

José Cid afirmou à agência Lusa que o seu novo álbum, “Clube dos Corações Solitários do Capitão Cid”, em vinil…

“Uma Vida Sublime” de realizador Luís Diogo estreia-se hoje no Fantasporto

O filme “Uma Vida Sublime”, nova longa-metragem do realizador Luís Diogo, estreia-se hoje no Fantasporto, no Teatro Rivoli, e é…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

nineteen − ten =

Lost your password?