Logo paivense
Logo paivense

Daqui a 50 anos, seremos apenas 8 milhões

A Comissão Europeia faz um retrato desolador de Portugal daqui a 52 anos, prevendo que, em 2070, a população nacional cairá para apenas 8 milhões de pessoas. Além disso, Bruxelas alerta que o crescimento da economia portuguesa será o mais baixo da Europa.

Estes dados constam do relatório trienal da Comissão Europeia (CE) sobre o envelhecimento, intitulado “Ageing Report 2018”, e cujas conclusões são divulgadas pelo Diário de Notícias.

De acordo com este documento, a população portuguesa vai cair em 23%, relativamente aos habitantes actuais, para se situar nos oito milhões de pessoas em 2070.

A queda é ainda mais flagrante nos números relativos à população activa, com a CE a prever que a população com idade entre os 15 e os 64 anos de idade vai cair em 37%, passando dos actuais 6,7 milhões de pessoas para apenas 4,2 milhões.

Em termos de horas trabalhadas, a CE prevê que daqui a 52 anos o número seja 28% inferior à realidade presente, um dado motivado pela tendência de destruição de emprego, mas também pelo envelhecimento da população e pelos baixos índices de natalidade. Acresce ainda o saldo migratório que continuará a ser insuficiente para equilibrar a balança.

Outro dado preocupante do relatório aponta para o fraco potencial de crescimento da economia nacional, que será o mais baixo da Europa em 2070.

Fonte: ZAP