Início Castelo de Paiva Atleta Paivense representa Castelo de Paiva em competição internacional

Atleta Paivense representa Castelo de Paiva em competição internacional

COMPARTILHAR
Participantes Portugueses
Participantes Portugueses

Artur Vieira, atleta do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, fez a sua estreia com a camisola das quinas no Europeu de Montanha em Zermatt, na Suíça. Depois de vencer o distrital e o nacional, o jovem paivense foi para terras helvéticas representar Portugal, onde alcançou a 33ª posição. Artur Vieira é júnior de primeiro ano, o que deixa antever um longo percurso a representar o nosso país.

O Campeonato Europeu de Corrida de Montanha é uma corrida anual de corrida de montanha. Inaugurado em 2002, é organizado pela Associação Europeia de Atletismo em julho de cada ano. O local para os campeonatos é alterado a cada ano, onde neste ano foi na Suíça.

A história da competição encontra-se no Troféu Europeu de Corrida de Montanha, que foi realizado pela primeira vez em 1995. Foi organizado inicialmente pela Associação Mundial de Corrida de Montanha entre 1995 e 2001, ano em que a AEA apresentou o Campeonato Europeu de Corrida de Montanha.

O presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, Manuel da Rocha Vieira, embora mostre contentamento com a participação do jovem paivense na competição, refere que se houvesse mais patrocínios o resultado teria sido diferente: “Analisado, por mim, o resultado dos juniores masculinos aonde competiu o campeão de Portugal, o Paivense Artur Vieira, é-me fácil afirmar que bastaria ser atendido a 75% das pretensões e estaríamos a festejar o título em vez do 33ºlugar alcançado”.

Artur Vieira