Início Castelo de Paiva Rampa e Caminhada de S. Gens mostram potencial desportivo e turístico de...

Rampa e Caminhada de S. Gens mostram potencial desportivo e turístico de Castelo de Paiva

COMPARTILHAR
Foto: Reprodução / Facebook / Fernando Rocha

A afirmar-se como lugar de grande potencial desportivo e turístico de Castelo de Paiva, a caminhada e corrida da rampa de S. Gens trouxe até ao seu topo mais de 400 caminheiros este domingo (29), desportistas e gentes de todas as idades que puderam apreciar a espetacular vista do Douro e das aldeias do concelho proporcionada pela altitude.

A iniciativa, que contou com a organização da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, da ADCCJ Clark, encerra em grande os XXXIII Jogos desportivos de Castelo de Paiva.

Foto: Reprodução / Facebook / Fernando Rocha Santos

Rampa de S. Gens com percurso de 904 metros de subida

A Rampa de S. Gens tem um percurso de 904 metros de subida, sendo que a partida é realizada à cota de 176 metros e a chegada concretiza-se à cota de 322 metros de altitude.

O percurso apresenta uma inclinação média de 16% com algumas zonas atingir uma inclinação de 33%, o que será exigente para os participantes, que este ano será apresentado em estreia.

Foto: José Manuel Carvalho

Primeira edição da Rampa de S. Gens foi um êxito

Nas redes sociais, o vereador do desporto, José Manuel Carvalho, manifestou gratidão pelo resultado alcançado nesta primeira edição da Rampa e Caminhada de S. Gens: “Estou muito grato à comunidade de Santa Maria de Sardoura por esta mobilização em torno da caminhada de S. Gens. Mais uma vez provámos que tudo é possível e mais fácil se trabalharmos juntos: Câmara Municipal, Junta de Freguesia, as associações e a comunidade”.

O presidente da junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, Ricardo Cardoso, também referiu sobre a iniciativa: “esta ideia surgiu há cerca de um ano e meio, com apoio do GDC e da ADCCJ Clark. Decidimos este ano juntar a caminhada de S. Gens com a Rampa de S. Gens com o objectivo de promover o desporto, o bem-estar e o monte de S. Gens. Fizemos uma grande revitalização no cume do monte. Esta obra já havia sido realizada anos atrás pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia mas estava vandalizada e se encontrava em um estado muito mal. Foi criado novamente um parque de lazer e naturalmente a Câmara decidiu colocar o baloiço de S. Gens de forma a promovermos o turismo de Castelo de Paiva e de Santa Maria de Sardoura.

Recorde-se que a inauguração das primeiras obras realizadas no Monte de S. Gens com propósito turístico e desportivo datam de 10 de Setembro de 2005, onde foi inaugurado o acesso ao Monte de São Gens (hoje denominada Rampa) e o parque de merendas com casas de banho, no topo do Monte.

Baloiço de S. Gens – Foto: José Manuel Carvalho

O Monte de S. Gens está a ser considerado uma das joias do concelho pelo potencial demonstrado neste evento e começa a se transformar em ex-libris Municipal.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

three × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.