Logo paivense
Logo paivense

Deutsche Bank transfere 28 mil milhões de euros por engano

spiegelneuronen / Flickr

No âmbito de uma operação de negociação de derivados, o banco alemão transferiu por erro 28 mil milhões de euros.

Depois da troca realizada recentemente na liderança do Deutsche Bank, o banco alemão volta a dar que falar. Desta vez, devido a um erro numa transferência… de 28 mil milhões de euros.

De acordo com uma fonte, ocorreu no final de março um erro num pagamento de rotina, realizado pela própria instituição. “Inadvertidamente”, como descreve o Deutsche Bank, transferiu 28 mil milhões de euros no âmbito da operação de negociação de derivados.

O montante em questão é superior à atual capitalização bolsista da instituição e foi enviado para uma conta da câmara de compensação da Deutsche Boerse, como dá conta o Dinheiro Vivo.

Graças á rápida identificação do erro, não houve danos financeiros. No entanto, este episódio levanta algumas dúvidas quando aos processos de controlo e risco. Segundo a fonte, o engano deveria ter sido encontrado por um sistema interno preparado para detetar este tipo de falhas. Além disso, o montante da transferência é bastante anormal.

Charlie Olivier, porta-voz do banco, disse que este incidente se tratou de um “erro operacional na movimentação de colaterais entre as contas principais do Deutsche Bank e a conta da Eurex, a câmara de compensação”.

“O erro foi identificado numa questão de minutos e retificado. Revimos rigorosamente os motivos pelos quais este erro ocorreu e tomamos os passos necessários para evitar uma repetição”, afirmou ainda.

O Deutsche Bank tem vivido tempos conturbados devido a prejuízos contínuos e a uma fraca implementação do plano de cortes de custos. Este cenário justificou o afastamento de John Cryan do cargo de presidente executivo, ocupado agora por Christian Sewing.

No ano passado, esta instituição bancária teve perdas de 735 milhões de euros.

Fonte: ZAP