Logo paivense
Logo paivense

Diretor da OMS afirma ser prematuro dizer que pandemia acabará até o fim de 2021

Em entrevista coletiva no dia de ontem, o diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mike Ryan, disse que seria “muito prematuro e não realista” acreditar que a pandemia do coronavírus possa terminar até o fim deste ano.

Ele referiu ainda que a prioridade agora é reduzir as hospitalizações e ampliar o máximo possível a vacinação.

O diretor da OMS lembrou ainda que os dados disponíveis sobre as vacinas “são realmente encorajadores”. Além disso, as informações que a organização recebeu é de que os imunizantes funcionam para diminuir o risco de contaminação e de desfechos graves da doença. Porém, ele alertou: “No momento, o vírus está no controle” da situação. Além disso, ele lembrou que “há alta potencial de casos em vários países”.Além dele, a epidemiologista responsável pela resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove, destacou que o crescimento dos números de casos em todo o mundo são um alerta de que, caso a população baixe a guarda, o vírus terá novo ganho de impulso.

Ele defendeu a reabertura de escolas como prioridade, mas pediu que a sociedade limite os contatos em geral, a fim de conter a crise de saúde.Quem também estava na entrevista é a cientista-chefe da OMS, Sumya Swaminathan. Ela disse que a meta da Iniciativa Covax, que distribui vacinas pelo mundo, é acabar com a “fase aguda” da pandemia ainda em 2021.