A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) assinala, hoje, 6 de janeiro, um ano de atividade do Espaço Cidadão Móvel e Biblioteca Itinerante no território do Douro e Tâmega.
Este serviço de proximidade, pioneiro e único em Portugal, permitiu, ao longo do ano de 2025, levar o acesso aos serviços do Espaço Cidadão e a uma biblioteca itinerante, com um acervo de cerca de 300 livros, às localidades mais afastadas dos centros urbanos, contribuindo para a redução das desigualdades no acesso aos serviços públicos e à cultura.
Durante este primeiro ano de funcionamento, foram realizados mais de 500 atendimentos, tendo sido procurados 20 serviços. Entre os mais requisitados, destacam-se o serviço de atendimento geral do espaço de cidadão, o serviço de criação de chaves móveis e o serviço de renovação da carta de condução. No âmbito da Biblioteca Itinerante, foram requisitados 150 livros, sobretudo por crianças e jovens.
Para o presidente da AMDT, Jorge Ricardo, este é um serviço “de enorme relevância para o território do Douro e Tâmega, que aproxima a Administração Pública e a cultura das pessoas, especialmente daquelas que vivem em zonas mais isoladas. O balanço deste primeiro ano é, por conseguinte, muito positivo e confirma que estamos no caminho certo para uma maior coesão social e territorial, na medida em que se esbatem as desigualdades no acesso aos serviços públicos.”
O responsável acrescenta ainda que espera que, no presente ano, “seja possível reforçar ainda mais este projeto, alargando o número de atendimentos, diversificando os serviços disponíveis e continuando a promover o gosto pela leitura, de forma a responder cada vez melhor às necessidades das populações.”
Este projeto resultou de um protocolo celebrado entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a AMDT e os cinco municípios associados, assegurando o atendimento itinerante que disponibiliza mais de 35 serviços públicos. Funciona com rotas e horários definidos mensalmente pela AMDT, em articulação com os municípios. O atendimento é realizado sem necessidade de marcação prévia. Integrado na rede nacional de Espaços Cidadão, este balcão único de atendimento digital assistido permite tratar diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, nomeadamente, a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a ativação da Chave Móvel Digital (CMD), a renovação da carta de condução ou o pedido do certificado do registo criminal.
Além do Espaço Cidadão Móvel, a viatura integra ainda uma Biblioteca Itinerante, cujo objetivo é promover o acesso à leitura, à cultura e ao conhecimento junto das populações por onde passa. O acervo literário, composto por livros disponibilizados pelos municípios, é regularmente renovado de acordo com os interesses e pedidos dos utentes.


