A espanhola Correos Express comprou 51% da Rangel Expresso e torna-se uma concorrente direta dos CTT – Correios de Portugal. A empresa já tinha manifestado o interesse em integrar o mercado português.
Segundo a Autoridade da Concorrência, citada pelo Público, é possível saber-se que o negócio pressupõe a “aquisição, pela Correos Express Paquetaría Urgente, de 51% do capital social da Rangel Expresso, detida e controlada direta e indiretamente pela Espera Investments”, informa o Público.
Desta forma, os espanhóis assumem controlo acionista da empresa sediada na Maia, que tem uma atividade direcionada principalmente à logística e ao transporte. A empresa já tinha uma aposta na área das encomendas e correio expresso e, com esta aquisição, promete apostar ainda mais.
Segundo o El País, a operação deve ser autorizada pelo Conselho de Ministros do Governo Espanhol, uma vez que esta se trata de uma empresa de capital 100% público através da Empresa Estatal de Participação Industrial (SEPI). O valor pago pelos 51% da Rangel Expresso não foi divulgado publicamente.
A Rangel Expresso conta com uma frota de 200 veículos e mais de uma dúzia de centros de distribuição em Portugal. O negócio pretende unir Portugal e Espanha numa investida conjunta ao mercado ibérico.
Os CTT poderão sentir dificuldades perante a entrada da concorrente espanhola. Os dividendos dos Correios de Portugal têm vindo a descer e, no último ano, os lucros da empresa caíram 50% para 10 milhões de euros. Além disso, a empresa foi acusada pela Anacom de divulgar informação enganosa.
Os CTT divulgaram, no dia 13 de fevereiro, uma nota que indicava que “as reclamações totais de serviços postais recebidas” pela empresa “caíram 7% em 2018 face a 2017″. Nesse mesmo dia, a Anacom avançou que “as reclamações sobre o sector postal aumentaram 43,3% em 2018, passando de 16 mil em 2017 para 22,9 mil em 2018″.
O crescimento do comércio eletrónico permitiu um aumento das encomendas por todo o país. Resta agora saber se, tanto os CTT como a Correos Express, consegue competir com o avanço incessante de empresas de distribuição como a DHL e a Chronopost.
Fonte: ZAP