Início Economia CGD: Levantar dinheiro com caderneta passa a custar 2,86 euros

CGD: Levantar dinheiro com caderneta passa a custar 2,86 euros

COMPARTILHAR

André Kosters / Lusa

A partir desta quarta-feira, levantar dinheiro com caderneta nos balcões da Caixa Geral de Depósitos passa a custar 2,86 euros. Este é um custo quase três vezes superior ao antigo.

Com isto, a Caixa Geral de Depósitos pretende levar os clientes a trocarem a caderneta por cartões eletrónicos ou pela aplicação do banco para telemóvel. A caderneta ainda é usada por cerca de 300 mil clientes da CGD com idade superior aos 65 anos.

A notícia avançada pelo Correio da Manhã fala ainda de um agravamento de comissões nas contas pacote e universitárias. O aumento dos tarifários abrange o levantamento de dinheiro ao balcão e as comissões da conta pacote S, a mais básica. A comissão sobe 30 cêntimos, chegando ao custo mensal de 2,80 euros.

As contas M e L não vão sofrer alterações, pelo que apenas 1,5 milhões dos 3,2 milhões de clientes serão afetados pelo aumento do preçário.

As contas de estudantes, professores e funcionários de universidades também serão afetadas. Os estudantes e docentes com mais de 26 anos terão agora de pagar uma comissão mensal, que representa um custo de 24 euros ao final do ano, segundo informa o Jornal Económico.

O banco desvaloriza estes aumentos e defende que mantém a confiança dos clientes: “Apesar deste aumento, a Caixa continua a ser um dos bancos mais competitivos em termos de comissões dos grandes bancos a operar em Portugal, como pode ser comprovado através do Portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal, no Comparador de Comissões”.

O exemplo da Caixa Geral de Depósitos não é único e outros bancos também subiram ou adicionaram taxas recentemente. O BPI começou a cobrar uma comissão de 1,248 euros por transferências MB Way.

Cerca de dois meses após o BPI, foi a vez de também o BCP dar conta no início de abril de que no preçário a entrar em vigor a 17 de junho também iria passar a aplicar uma comissão sobre as transferências MB Way. No caso do banco liderado por Miguel Maya, o custo a cobrar vai variar consoante a plataforma utilizada.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.