Início Economia Está em expansão o mercado para substitutos de ovos

Está em expansão o mercado para substitutos de ovos

COMPARTILHAR

O mercado para substitutos dos ovos vive um momento de clara expansão. O primeiro ovo mexido falso lançado no mercado foi o VeganEgg, fabricado pela Follow Your Heart em 2015.

A clara de ovo é universalmente aceite como uma fonte saudável de proteína, mas há um problema: como vem da galinha, pode causar preocupações quanto ao bem-estar dos animais, danos ambientais devido ao processamento de aves e até salmonela.

A Food and Drug Administration (FDA), agência que regula o setor de alimentos e fármacos nos Estados Unidos, estima que 79 mil norte-americanos adoeçam com a ingestão de ovos contaminados todos anos. Além disso, acrescem as preocupações para quem é vegetariano.

Independentemente de todos os problemas enunciados, a solução passa pela fabricação de “ovos” à base de plantas, avança a Bloomberg.

O mercado para fabricar substitutos para os ovos vive atualmente um momento de expansão. O primeiro ovo mexido falso foi lançado no mercado em 2015. O VeganEgg, fabricado pela Follow Your Heart, é um substituto em pó, originalmente formulado por algas, que a empresa acabou por substituir por soja em pó.

Bob Goldberg, presidente da empresa, quer ir mais longe e conseguir uma versão mais conveniente e líquida nas prateleiras dos supermercados até ao final deste ano. De acordo com a Nielsen, o produto da empresa, usado em alimentos congelados da Gardein e em alguns restaurantes, lidera as vendas na rede de supermercados Whole Foods.

Spero é outra concorrente, uma start-up da Baía de São Francisco que fabrica ovos líquidos a partir da proteína da semente de abóbora.

Ainda assim, a líder deste mercado em expansão é a Just, uma empresa de mil milhões de dólares anteriormente conhecida como Hampton Creek, que lançou o seu próprio substituto de ovo líquido no fim do ano passado, feito principalmente de proteína derivada de feijão mungo.

Esta semana, a empresa revelou que  o produto à base de plantas vendeu o equivalente a 6,3 milhões de ovos de galinha nos Estados Unidos até hoje – mas ainda há um longo caminho a percorrer. Segundo o Departamento de Agricultura do país, a produção total de ovos no país superou as 8,5 mil milhões de unidades só em fevereiro.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.