Início Economia Governo avisa bancos: cobrar taxas no Multibanco é ilegal e isso não...

Governo avisa bancos: cobrar taxas no Multibanco é ilegal e isso não vai mudar

COMPARTILHAR

José Sena Goulão / Lusa

Os banqueiros consideram “injusto” não poderem cobrar taxas na rede de Multibanco, mas o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor garante que a lei não vai mudar.

Esta sexta-feira, o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor veio a público deixar claro que a cobrança de taxas em transações na rede Multibanco é ilegal e vai continuar a ser. À TSF,

João Torres garantiu que a lei não vai ser mudada nos próximos tempos e que os bancos não estão autorizados a fazer cobranças por transferências, levantamentos, pagamentos ou outros serviços providenciados pela rede Multibanco.

Vinai Prangivan, economista da DECO, considera que deve ser a Europa a replicar o exemplo português na utilização gratuita do multibanco. “Portugal deve usar isto como uma bandeira de uma boa prática na defesa dos interesses do consumidor e na promoção da concorrência e transparência para que nos outros países se pense fazer o mesmo.”

Em relação ao MB Way, João Torres explicou que não há qualquer proibição, pedindo, contudo, às entidades bancárias “transparência em relação às comissões cobradas” e “proporcionalidade face aos serviços cobrados”.

Em relação ao MB Way, o economista Prangivan defende que é “absurda” a cobrança de taxas.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.