Início Economia CGD assegura pagamento de cartas-cheque da Segurança Social até nova solução

CGD assegura pagamento de cartas-cheque da Segurança Social até nova solução

COMPARTILHAR

A Caixa Geral de Depósitos vai assegurar o pagamento por carta-cheque de prestações da Segurança Social, como pensões, até haver novas soluções de pagamento, mas o presidente do banco avisa que os cheques estão em vias de desaparecer.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) não vai renovar o contrato com a Segurança Social, por considerar as atuais condições penalizadoras, estando a tentar encontrar-se uma solução para pagar aos cerca de 100 mil beneficiários que ainda recebem por carta-cheque pensões ou subsídios de desemprego, entre outras prestações.

“As pessoas podem estar muito tranquilas relativamente ao que têm a receber através da Segurança Social, designadamente as suas pensões. A CGD continuará a assegurar esse serviço até a Segurança Social encontrar outras soluções”, afirmou o presidente do banco à Lusa, à margem da cerimónia de entrega dos Prémios Caixa Social 2019, em Lisboa.

Mas a CGD pretende terminar esses pagamentos quando a Segurança Social encontrar outra solução e Paulo Macedo lembra que, além das cartas cheques, os pagamentos podem ser feitos por transferência bancária e levantamento por cartão de crédito ou débito.

“Em vários países do mundo já não há cheques”, disse o presidente da CGD, acrescentando que o número de cheques em circulação “tem caído abruptamente” e que a Segurança Social “está a encarar” outras alternativas mas, até lá, o banco manterá o serviço com “toda a tranquilidade”.

A Segurança Social abriu um concurso para instituições assegurarem o pagamento por carta-cheque, mas ninguém concorreu e a CGD não tem interesse em manter a atividade.

“A CGD o que quer fazer é prestar primeiro serviço aos seus clientes e prestá-lo de uma maneira do século XXI, mas não esquecendo que tem pessoas com menor ou maior literacia”, afirmou Paulo Macedo, acrescentando que “perto de quase 100%” das pessoas em Portugal “têm a possibilidade de lidar com um telemóvel ou um cartão, e assegurar por esses meios os pagamentos das prestações.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.