Início Economia Guerra comercial já está a prejudicar as bolsas europeias

Guerra comercial já está a prejudicar as bolsas europeias

COMPARTILHAR

As bolsas europeias já estão em queda perante os primeiros efeitos negativos do travão dos Estados Unidos à tecnológica chinesa Huawei.

As bolsas europeias já estão a apresentar os primeiros sinais negativos após a escalada de tensão da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, nomeadamente depois das medidas de Donald Trump contra a chinesa Huawei. Segundo o Eco, a bolsa portuguesa acompanha a tendência, penalizada pelos setores postal, da banca, da energia e das telecomunicações.

O Stoxx 50 – índice que reúne as maiores empresas cotadas da Europa – desvaloriza 0,30%, enquanto que o mais alargado Stoxx 600 perde 0,10%. Em Lisboa, o PSI-20 recua 0,26%, para 5.180,7 pontos, com o BCP, a EDP Renováveis, os CTT e a NOS a contribuírem de forma mais significativa para as quedas.

O BCP cai 0,11%, para 26,36 cêntimos por ação, enquanto os títulos da EDP derrapam 0,43%, para 9,16 euros. Os CTT apresentam perdas de 0,45%, para 2,216 euros, mas é a operadora NOS a estar sob a luz dos holofotes: recua expressivamente, de 1,13%, para 5,705 euros cada título.

Os investidores estão a reagir negativamente ao profit warning da tecnológica norte-americana Broadcom, que assumiu perspetivar receitas inferiores ao esperado, devido a uma contração no volume de encomendas. A empresa não mencionou diretamente a Huawei, mas assumiu claramente que o profit warning é um “efeito das restrições às exportações” sobre um dos seus “maiores clientes”.

Este anúncio está a ser encarado como o primeiro sinal de que a decisão do Presidente norte-americano em relação à Huawei está a ter um impacto negativo nas fornecedoras norte-americanas, alerta que, por sua vez, já tinha sido dado pela Google.

As negociações também estão condicionadas pela escalada das tensões entre EUA e Irão, depois de dois petroleiros terem sido atacados no Golfo de Omã a passada quinta-feira. As tensões voltam a fazer subir o preço do petróleo.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eleven − 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.