Início Economia “Recebeu dinheiro do Vale do Lobo?” e as outras 85 perguntas a...

“Recebeu dinheiro do Vale do Lobo?” e as outras 85 perguntas a Sócrates

COMPARTILHAR

André Kosters / Lusa

José Sócrates vai ter responder a mais de 90 perguntas na comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. “Recebeu dinheiro do Vale do Lobo?” é uma das questões ao ex-governador.

O antigo primeiro-ministro terá de responder a quase 90 perguntas na comissão parlamentar de inquérito sobre a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos. Sócrates optou por responder por escrito a estas perguntas e a primeira questão aborda exatamente esse assunto, perguntando ao ex-governador o motivo pelo qual quis responder por escrito e não presencialmente.

O PSD apresentou 56 perguntas, o Bloco de Esquerda apresentou 20 e o PS apenas dez. Por outro lado, PCP e CDS decidiram não enviar qualquer pergunta para o político.

Sócrates também será questionado se se sente desconfortável relativamente aos atos do seu Governo no que toca à gestão da Caixa Geral de Depósitos. O PSD pede ainda esclarecimentos sobre a substituição de Luís Campos e Cunha como ministro das Finanças e a alegada pressão que este denunciou em 2017 para substituir a administração da CGD.

Segundo o Expresso, as outras questões dos sociais-democratas são relativas às declarações de Teixeira dos Santos em relação à nomeação da Armando Vara; à guerra de acionistas no BCP, à existência de reuniões com Joe Berardo, à passagem de administradores da CGD para o BCP, à exposição da CGD ao BCP, à OPA da Sonae sobre a PT, ao financiamento do projeto Vale do Lobo, às relações com a La Seda e a outros negócios com a Aerosoles e a Finpro.

O antigo primeiro-ministro é questionado se alguma vez recebeu dinheiro “por fora”, nomeadamente do Vale do Lobo, noticia o jornal ECO.

Por sua vez, o Partido Socialista questiona se Sócrates conhecia a política de concessão de crédito da CGD e se deu indicações para financiar determinadas operações e para recuperação de créditos ou prestação de garantias.

Sem fazer nenhuma pergunta em relação ao Vale do Lobo, os socialistas questionam se Sócrates sugeriu a Berardo que pedisse financiamento à CGD para comprar ações do BCP. Por fim, o ex-primeiro-ministro é questionado se tinha conhecimento de irregularidades na gestão do Banco Comercial Português.

Entre as 20 perguntas do Bloco de Esquerda, algumas delas abordam o Vale do Lobo, o financiamento à La Seda de Barcelona e ao projeto Artlant. De forma semelhante ao PSD, também é questionada a nomeação de Armando Vara e a mudança de administração do BCP.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

sixteen − eleven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.