Início Economia Custo das rendas deixa 20 mil alunos sem professores

Custo das rendas deixa 20 mil alunos sem professores

Os custos das habitações estão a afastar docentes de algumas escolas, havendo cerca de 20 mil alunos sem professores devido a este problema, segundo números avançados pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta segunda-feira, há várias escolas no país com dificuldades em preencher horários devido ao custo das rendas.

A Fenprof estima que estima que entre 750 e 800 turmas estão a ser afetadas por esta situação, o que implica que cerca de 20 mil alunos estejam sem professores a pelo menos uma disciplina, explica o jornal Observador.

“São entre 750 e 800 turmas”, diz Vítor Godinho, dirigente da federação, citado pelo JN.

Lisboa, Setúbal e Faro são as áreas mais afetadas pela falta de docentes, tendo já as respetivas Câmaras Municipais pedido apoio ao Governo na disponibilização de imóveis a custos controlados para fixar os professores nestas cidades.

Para dar resposta ao problema, a Câmara de Lisboa aprovou uma moção que “insta o Governo a disponibilizar alojamento a preço acessível aos docentes que residam fora da área metropolitana e sejam colocados em escolas do município”.

“Há falta de professores e haverá cada mais, com o aumento das reformas e cursos de ensino vazios”, lamenta Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, citado pelo Jornal de Notícias.

A maioria dos horários ainda por preencher, adianta o mesmo diário, são incompletos e temporários e correspondem a salários inferiores a 400 euros líquidos.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.