André Kosters / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A agência de notação financeira Moody’s atribuiu um rating positivo a Portugal, muito graças ao facto de acreditar que, mesmo no cenário mais desfavorável, a dívida pública portuguesa deverá descer.

De acordo com o Jornal de Negócios, a analista da Moody’s Sarah Carlson considera que o nível da descida da dívida pública é um dos pontos fortes do perfil de risco da dívida em Portugal. “A perspetiva positiva [do rating] é o reconhecer do nível de descida da dívida“, realçou a especialista.

As melhorias conseguidas a nível da consolidação orçamental, no setor da banca e na redução da alavancagem são razões que podem justificar esta rating positivo. Ainda assim, Carlson salienta que está um “desafio significativo” para Portugal.

A analista tem, no entanto, algumas reservas. As “pressões orçamentais”, numa altura em que se discute o Orçamento do Estado para 2020, podem fazer com que Portugal não consiga fazer a dívida pública descer como seria esperado.

A especialista da Moody’s, que avaliou o risco de Portugal com uma nota de Baa3, prevê espaço para melhorias, mas reitera que há riscos devido a um aumento de despesa no setor da saúde devido ao envelhecimento da população portuguesa.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 + 14 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.