Início Economia Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo...

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star.

O Novo Banco deverá pedir uma nova injeção de capital ao Fundo de Resolução. O montante pedido pelo banco ronda os mil milhões de euros, avança o Jornal de Negócios. Este valor poderá ainda sofrer alterações até à divulgação das contas anuais da instituição liderada por António Ramalho.

Os resultados de 2019 devem assemelhar-se aos conseguidos há dois anos, em que o banco apresentou um resultado negativo de 1,412 milhões de euros. A nova injeção de capital será calculada de acordo com este valor.

O pedido de injeção de capital deverá ser feito no início de março e concretizado entre o final de abril e o início de maio. Esta injeção aproximará o Novo Banco do teto máximo definido no acordo de venda do banco ao fundo norte-americano Lone Star. O limite era 3,89 mil milhões de euros que o Fundo de Resolução podia injetar.

Até agora, segundo o Jornal de Negócios, foram utilizados perto de 2 mil milhões de euros, restando perto de mil milhões para atingir o teto definido.

“Uma eventual chamada de capital do Novo Banco ao Fundo de Resolução só poderá ocorrer depois de serem conhecidos os resultados anuais do banco de 2019 e o valor das eventuais imparidades dos ativos, previstas no quadro do mecanismo de capital contingente”, explicou Mário Centeno, em resposta à possibilidade de o dinheiro restante ser injetado de uma só vez.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seventeen + 16 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.