Início Economia Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões...

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

José Sena Goulão / Lusa

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros.

De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização à Comissão Europeia para uma verba muito mais volumosa a pensar no futuro. “Abrange as linhas já em vigor e novas que o Governo possa vir a lançar à medida das necessidades”, disse o gabinete do Ministério da Economia.

Bruxelas deu, este sábado, luz verde a uma injeção de 13 mil milhões – muito superior às linhas de crédito de 3 mil milhões de euros com garantia do Estado já em vigor.

Bruxelas aprovou o pacote de 13 mil milhões de euros, incluindo dois regimes: um regime de subvenções diretas (no máximo 800 mil euros por empresa) e outro de garantia do Estado a empréstimos

Num altura em há empresas fechadas e setores afundados, como a hotelaria e a restauração, uma maior injeção de apoios pode vir a ser indispensável.

Uma das medidas às quais o Governo abriu as portas, foi ao sistema de lay-off simplificado. Em causa está um regime que permite suspender contratos de trabalho ou reduzir a carga horária dos trabalhadores, assegurando o pagamento de pelo menos dois terços dos salários, valor pago em 70% pelo Estado e em 30% pelo patrão.

Ao abrigo deste apoio, os empregadores não podem avançar com despedimentos coletivos nem por extinção do posto de trabalho.

Atualmente, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime e 425.287 trabalhadores estão nessa situação.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

sixteen − 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.