Pool Moncloa / César P.Sendra / Wikimedia

Nadia Calviño, ministra da Economia de Espanha

O governo espanhol anunciou esta quinta-feira a candidatura da sua ministra da Economia, Nadia Calviño, para substituir o português Mário Centeno na presidência do Eurogrupo.

“A vice-presidente económica do governo, Nadia Calviño, será candidata à presidência do Eurogrupo, um órgão fundamental para a cooperação entre os membros da zona euro e para a construção de uma Europa mais forte e mais unida”, segundo comunicado enviado às redações em Madrid.

Madrid informa ainda que “Espanha vai hoje formalizar a sua candidatura” e que o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, considera que seria “uma honra para o Governo espanhol” se Nadia Calviño pudesse presidir ao Eurogrupo, “uma responsabilidade que a Espanha nunca exerceu e que nunca foi exercida por uma mulher antes”.

Os países da zona Euro têm até esta quinta-feira para apresentar os seus candidatos ao cargo e a eleição terá lugar na próxima reunião do Eurogrupo, no início de julho.

Para ser eleito, o futuro presidente terá de contar com o apoio de pelo menos 10 dos 19 países da Zona Euro e assume o cargo em 13 de julho para um mandato de dois anos e meio.

O anúncio em 9 de junho que Mário Centeno abandonava o cargo de ministro das Finanças também o afastou da possibilidade de continuar como presidente do Eurogrupo, um lugar que tem de ser exercido por um dos ministros daquele conjunto de países.

Mário Centeno foi o terceiro presidente do Eurogrupo, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker (2005-2013) e do holandês Jeroen Dijsselbloem (2013-2018).

Nadia Calviño também esteve na corrida para ser escolhida como a candidata europeia à presidência do Fundo Monetário Internacional (FMI), juntamente com holandês Jeroen Dijsselbloem (ex-presidente do Eurogrupo), a búlgara Kristalina Georgieva (diretora executiva no Banco Mundial) e Olli Rehn (governador do Banco da Finlândia).

Calviño abandonou a corrida, tendo sido nomeada para o cargo Kristalina Georgieva.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.