Miguel A. Lopes / Lusa

O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

O antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos transferiu centenas de milhares de euros do EuroBic, o banco de Isabel dos Santos onde é presidente executivo, para o Banco Santander. Uma transferência que ocorreu poucos dias depois de rebentar o escândalo Luanda Leaks.

A informação é divulgada pelo jornal Sol que avança que a transferência de cerca de 200 mil euros das poupanças do antigo ministro ocorreu “nos dias seguintes a ter sido tornado público o caso Luanda Leaks” que abalou a situação financeira do EuroBic.

O banco é detido em 42,5% por Isabel do Santos, o nome que surge no epicentro do escândalo Luanda Leaks, com suspeitas de que desviou milhões de euros de fundos públicos de Angola.

Após o processo ter sido tornado público, o EuroBic sofreu uma “fuga” de depósitos da ordem dos 600 milhões de euros, o que não foi nada positivo para as contas do Banco.

Entre os depositantes que retiraram dinheiro do Banco estará o próprio presidente executivo do mesmo, segundo o Sol. Teixeira dos Santos alega que retirou o dinheiro para “pedir um empréstimo para a compra de um apartamento em Matosinhos”, conforme refere ao semanário uma “fonte oficiosa próxima” do antigo ministro.

“O Banco de Portugal não faz comentários sobre questões específicas das instituições sujeitas a supervisão”, refere ao Sol uma “fonte oficial” do órgão supervisor da Banca.

No mês passado, o Abanca esteve prestes a finalizar um acordo para a compra do EuroBic, mas acabou por desistir do negócio.

O Banco galego pretendia adquirir os 42,5% da participação de Isabel do Santos, bem como acções detidas por outras figuras angolanas, mas os accionistas terão recusado uma oferta de cerca de 160 milhões de euros.


Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.