José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

O Novo Banco pediu um parecer independente para avaliar a venda de duas carteiras de imóveis, a “Viriato” e a “Sertorius”, que estará pronto no início de setembro.

O Jornal Económico avança esta sexta-feira que o parecer independente que o Novo Banco pediu para aferir a gestão de carteiras de imobiliário, nomeadamente a venda de duas carteiras de imóveis será entregue no início do próximo mês.

O mesmo jornal adianta que a consultora internacional responsável pelo parecer vai aferir a adequação dos procedimentos das vendas dos projetos “Sertorius” e “Viriato” face às regras do mercado internacional e, como tal, o resultado das vendas.

Este parecer não está a cargo de nenhuma das auditoras incluídas no chamado grupo das big four (Deloitte, KPMG, EY e PwC), devendo ficar a cargo de uma consultora internacional especializada no setor imobiliário.

A notícia de que o Novo Banco encomendou uma opinião independente foi avançada pelo comentador político Marques Mendes, no início do mês, na SIC, depois de ter recebido uma carta do presidente executivo da instituição financeira, António Ramalho.

A avaliação às vendas pedida pelo Novo Banco chega numa altura em que a venda de uma dessas carteiras realizada pelo banco está a ser investigada pelo DCIAP.

O Novo Banco pediu uma opinião independente para tentar desfazer as dúvidas que se criaram em torno das vendas dos imóveis e que têm ocupado um lugar central no debate político, depois de essas operações terem gerado perdas.

A auditoria independente ao Novo Banco pela Deloitte é aguardada com expectativa, principalmente depois de ter sido noticiadas suspeitas sobre a venda de imóveis e pelas sucessivas injeções de capital pelo Fundo de Resolução com recurso a financiamento dos contribuintes. Porém, a consultora falhou o prazo limite que o Executivo lhe tinha dado para apresentar as suas conclusões, o que fez com que o Governo suspendesse todas as eventuais operações de venda de ativos.


Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

two × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.