A apresentadora Cristina Ferreira, os músicos Pedro Abrunhosa e Tony Carreira, bem como dois empresários estão entre os novos donos da TVI.

A espanhola Prisa anunciou esta sexta-feira a venda da totalidade da sua posição na Media Capital, dona da TVI, por 36,85 milhões de euros, segundo informação que a empresa publicou na Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) de Madrid.

“Uma subsidiária integralmente participada da Prisa (Vertix), assinou hoje [esta sexta-feira] acordos de compra de ações independentes com vários investidores da empresa portuguesa cotada Grupo Media Capital SGPS, S.A. (‘Media Capital’), que em conjunto representam a totalidade da participação (64,47%) detida pela Vertix na Media Capital”.

A Prisa, que em Espanha é dona do diário El País, iniciou o processo de desinvestimento na Media Capital e reduziu a sua posição de 94,69% para 64,47% na dona da TVI em 14 de maio último, quando o empresário Mário Ferreira comprou 30,22%, através da Pluris Investments, numa operação de 10,5 milhões de euros.

De acordo com o jornal Eco e o semanário Expresso, entre os novos donos da TVI estarão Cristina Ferreira, Pedro Abrunhosa, Tony Carreira, bem como o empresário Luís Guimarães, proprietário do grupo têxtil Polopiqué e a empresa Triun, liderada por Paulo Gaspar (filho de Avelino Gaspar, proprietário do grupo Lusiaves).

Segundo a imprensa nacional, Mário Ferreira mantém-se com 30% do capital, e deverá seguir-se depois Avelino Gaspar  com cerca de 20% do capital – segundo apurou o Expresso, desembolsará cerca de 11,4 milhões de euros.

No novo bloco de acionistas segue-se depois Luís Guimarães (16%), Tony Carreira (12%), Cristina Ferreira (2,5%) e Pedro Abrunhosa (2%).

O preço de venda é de 0,6763 euros por ação, o mesmo que a Prisa tinha mandatado o Banco Carregosa para pedir a potenciais investidores, numa apresentação feita em julho.

O Eco recorda ainda que estrutura acionista da Media Capital deixará de ter um acionista de controlo, e passará a ter um núcleo superior a 10 investidores.

A venda da Prisa tem de passar ainda pela aprovação dos credores do grupo espanhol.


Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 − 16 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.