Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Caso prazo das moratórias não seja alargado “terão de ser criadas outras medidas extraordinárias”
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Coronavírus - Caso prazo das moratórias não seja alargado “terão de ser criadas outras medidas extraordinárias”

CoronavírusEconomiaSaúde Pública

Caso prazo das moratórias não seja alargado “terão de ser criadas outras medidas extraordinárias”

Last updated: 25 Maio, 2020 15:30
Redação
Share
SHARE

José Sena Goulão / Lusa

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa

Caso as “as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar”, disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) da Deco, Natália Nunes.

Como divulgou esta segunda-feira o Público, Natália Nunes tem diariamente conhecimento de particulares em dificuldades e olha “com muita preocupação, para o número de adesões às moratórias de crédito”, que envolveram perto de 570 mil contratos até final de abril, segundo dados avançados na semana passada pelo Banco de Portugal (BdP).

Para a coordenadora, “a recuperação de rendimentos vai demorar meses”, enquanto algumas medidas, como as moratórias dos créditos, “têm uma duração muito curta”, uma situação que está a criar “uma angústia muito grande nos consumidores”.

O alerta de Natália Nunes aponta para duas datas: 30 de junho (o limite para pedir adesão às moratórias) até 30 de setembro (quando finaliza). Quanto à primeira data, a Autoridade Bancária Europeia (EBA) admitiu que o prazo poderia ser alargado.

Em Portugal, a duração das moratórias está fixada em seis meses, de abril a setembro. O mesmo acontece com as moratórias privadas para o crédito à habitação. Já as moratórias dos bancos para o crédito ao consumo, tem a duração de 12 meses, com o prazo limite de adesão a terminar também a 30 de setembro.

O Público indicou que o número de empréstimos de particulares abrangidos pelas moratórias superava 330 mil, 64% do total verificado em abril, com a grande maioria a envolver crédito à habitação.

A preocupação com a limitação temporal das moratórias é transversal aos presidentes dos maiores bancos. O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, defendeu uma prorrogação “tão longa quanto possível”, acrescentando que “essa decisão terá de ser tomada em tempo útil, para que os créditos objeto da moratória não caiam numa classificação que indicie incumprimento, sob pena de penalizar o capital dos bancos”.

Natália Nunes acredita que a extensão das moratórias é o cenário mais favorável para clientes e banco. Caso não aconteça, defendeu que terão de ser “criadas medidas extraordinárias ou excepcionais para as famílias que não conseguem pagar os seus empréstimos”, por parte do Governo ou da Assembleia da República.

Fonte: ZAP

TAGGED:BancaCoronavirusCréditoDestaqueEconomiasaúdeSaúde Pública
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article CM de Castelo de Paiva avança com projecto de eliminar todo o circuito de papel da gestão urbanística
Next Article Acidente em Bairros ao início da tarde regista um ferido ligeiro
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Câmara de Castelo de Paiva incentiva transição para fatura eletrónica no serviço de águas

O município de Castelo de Paiva está a reforçar o apelo aos cidadãos para a adesão à Fatura Eletrónica e…

Castelo de Paiva assinala património com recital “Do Ibérico ao Românico” na Igreja de Sobrado

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Sobrado, Castelo de Paiva,…

Comarca de Viana do Castelo enfrenta falta de recursos e risco de rutura

O alerta foi lançado pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP),…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?