Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Eurobic corta relação comercial com entidades ligadas a Isabel dos Santos
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Economia - Eurobic corta relação comercial com entidades ligadas a Isabel dos Santos

Economia

Eurobic corta relação comercial com entidades ligadas a Isabel dos Santos

Redação
Last updated: 20 Janeiro, 2020 19:00
Redação
Share
SHARE

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

O Eurobic anunciou, esta segunda-feira, que cortou a relação comercial com entidades e pessoas ligadas à empresária angolana Isabel dos Santos.

O Conselho de Administração do EuroBic deliberou “encerrar a relação comercial com entidades controladas pelo universo da acionista Eng.ª Isabel dos Santos e pessoas estreitamente relacionadas com a mesma”, pode ler-se num comunicado divulgado hoje pelo banco.

A entidade, presidida pelo ex-ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, tomou a decisão “na sequência dos eventos mediáticos suscitados pela divulgação de informações reservadas relativas à Eng.ª Isabel dos Santos — apresentadas internacionalmente como Luanda Leaks“.

O EuroBic indica ainda “a perceção pública de que este Banco possa não cumprir integralmente as suas obrigações pelo facto de a Eng.ª Isabel dos Santos ser um dos seus acionistas de referência” como motivo para o corte de relações comerciais.

O banco adianta ainda que “os pagamentos ordenados pela cliente Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) à Matter Business Solutions respeitaram os procedimentos legais e regulamentares formalmente aplicáveis” no que concerne à prevenção de branqueamento de capitais.

De acordo com a SIC Notícias, a empresária angolana está a ser pressionada para sair do banco, do qual detém mais de 40% do capital. O canal televisivo adianta que o Banco de Portugal (BdP) quer a alteração da estrutura acionista do Eurobic e já criou um grupo de trabalho para avaliar a situação, tendo já pedido mais informações a esta instituição bancária sobre as transferências para o Dubai.

“Em função da avaliação da informação recebida, o Banco de Portugal retirará as devidas consequências, nomeadamente em matéria prudencial e contraordenacional”, pode ler-se num comunicado divulgado pelo supervisor.

No mesmo documento, o banco central afirma que “pediu ao EuroBic informação que permita avaliar o modo como a referida instituição analisou e deu cumprimento aos deveres a que está sujeita em matéria de prevenção de branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo (BCFT)”.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ), que integra vários órgãos de comunicação social, entre os quais o semanário Expresso e a SIC, revelou mais de 715 mil ficheiros que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que estarão na origem da fortuna da família.

As informações recolhidas detalham, por exemplo, um esquema de ocultação montado pela empresária na petrolífera estatal angolana Sonangol, que lhe permitiu desviar mais de 100 milhões de dólares, 90 milhões de euros, para o Dubai.

Esta segunda-feira, a PricewaterhouseCoopers (PwC) anunciou “pôr fim à sua relação profissional existente com entidades controladas por membros da família de José Eduardo dos Santos”. O Fórum Económico Mundial, que arranca esta semana em Davos, também já riscou o nome de Isabel dos Santos da lista de convidados.

Fonte: ZAP

TAGGED:AngolaBancaBanco de PortugalDestaqueEconomiaEurobicIsabel dos SantosJustiçaNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais
Next Article Cinfães: Programa de Apoio à Redução Tarifária já beneficiou mais de 400 famílias
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

thirteen − one =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

O Invisível no Século XXI: O Desafio do Saneamento Básico em Castelo de Paiva

O que para muitos é um gesto automático — puxar o autoclismo — para centenas de paivenses representa um dilema…

Castelo de Paiva assinala 25 anos da tragédia de Entre-os-Rios

O Centro de Interpretação da Cultura Local (CICL), em Castelo de Paiva,…

Festival Itinerarte dinamiza Castelo de Paiva com roteiro cultural descentralizado

O concelho de Castelo de Paiva recebeu recentemente o Festival Itinerarte, uma…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Nave da SpaceX explodiu num misterioso acidente (mas não se sabe porquê)

SpaceX / Flickr A SpaceX confirmou que um dos seus foguetões explodiu num misterioso acidente – mas não revelou o…

Governo aperta o cerco a recebimentos indevidos da Segurança Social

Mário Cruz / Lusa Em causa estão prestações concedidas e pagas em valor superior ao apuramento legal e as que…

Português condenado a prisão por ter fingido ser vítima de incêndio em Londres

Andy Rain / EPA O incêndio de junho de 2017 fez 70 mortos Um português que recebeu apoios de 60…

Os microplásticos já chegaram ao Monte Evereste (e a razão é inesperada)

Mariusz Potocki/National GeographicExpedição da National Geographic ao Monte Evereste Durante uma expedição da National Geographic, uma equipa de investigadores analisou…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

10 + four =

Lost your password?