Esses países fazem parte da lusofonia, partilhando o português como língua dominante.
A administradora de empresas Sandra Raphael é um exemplo do empoderamento feminino. A profissional foi a responsável por abrir novos mercados educacionais em Luanda, Angola e no Brasil. Antes de desbravar esses novos territórios, Sandra já trabalhava na mesma área em Portugal. Esses países fazem parte da lusofonia, partilhando o português como língua dominante.
Em 2009 quando exercia funções de diretora de novos negócios na Nova Fórum – Escola de Negócios da Faculdade de Economia da Universidade NOVA de Lisboa em Portugal, Sandra passou a viajar para Angola, onde organizava cursos fechados para empresas e ministérios. Durante um ano fez esses deslocamentos, no entanto os diretores da escola de negócios da universidade perceberam a necessidade de abrirem um polo fixo em Angola e confiaram a Sandra a tarefa.
“Em 2010 eu fui para Luanda em Angola e fixei residência. Tinha a incumbência de fazer a instalação da Angola Business School [ABS]. Fui a responsável por abrir o mercado educacional, administrei toda a parte burocrática e logística para que tudo funcionasse”, contou Sandra.
O objetivo com a abertura do novo polo em Angola era levar a capacitação para os quadros executivos angolanos. “Neste período organizamos vários cursos de pós-graduação lato sensu, cursos in-company, universidades corporativas e cursos abertos. O trabalho era feito da mesma forma que era realizado em Lisboa, já que eu era a pessoa responsável por toda essa parte operacional dos programas em Portugal, por isso levamos para Angola o mesmo conceito e rigor educacional”, afirmou a gestora.
Sua gestão à frente da ABS foi marcada por expressivo crescimento e notoriedade. Após o primeiro ano de atividades em Angola, e com a conclusão dos primeiros cursos, a instituição realizou uma grande cerimônia para a entrega dos certificados aos alunos. O evento reuniu grandes lideranças, como o embaixador de Portugal em Angola, além de empresários e vários políticos locais.
Ao finalizar cerca de três anos de atividades em Angola, Sandra foi convidada para desbravar um novo mercado. A ideia agora era abrir uma escola de negócios no Brasil, país que ela já não morava há mais de 25 anos.
“Apesar de ser o meu país, encarei como um grande desafio, pois já sabia das dificuldades em relação às burocracias, logística e conquista de mercado, mesmo assim aceitei e fui para o Brasil, onde permaneci como responsável pela escola de negócios por cerca de um ano”, contou.
Após essa experiência, Sandra manteve residência fixa no Brasil e decidiu enveredar por uma carreira solo, iniciando por consultorias e treinos nas áreas dos soft skills e gestão multicultural. Em seguida procurou nova qualificação e conquistou a certificação em Master Coach pela The International Association of Coaching e SLAC Sociedade Latino Americana de Coaching.
“Considero a minha vivência singular, acrescentando à minha bagagem conhecimentos de enorme valor. Toda a minha experiência multicultural, a prática da gestão geral, o desenvolvimento de áreas comerciais, o desenho de programas de cursos e treinamentos customizados a partir do entendimento das necessidades dos clientes corporativos, enfim, compõem a gama de ferramentas que utilizo nas intervenções que faço. A possibilidade que tive de experimentar e aplicar os conhecimentos adquiridos em 29 países, ao longo desses 25 anos, é fator relevante para a melhor leitura dos contextos empresariais e pessoais com os quais me deparo atualmente e que muito contribui para o sucesso dos meus clientes”, detalhou Sandra.
Atualmente a gestora é Master Coach, atende empresas na prática do Business Coaching, atuando para o desenvolvimento dos quadros de alta gestão, liderança e equipes.
Sobre Sandra Raphael
Sandra Raphael, Administradora de Empresas e pós-graduada em Gestão, pela Nova School of Business & Economics – Lisbon, Portugal. Master Coach certificada pela The International Association of Coaching e SLAC Sociedade Latino Americana e tem Certificação Internacional de Chief Happiness Officer. Fundadora da escola de negócios em Luanda, Angola. Palestrante, treinadora e consultora, especialista em multiculturalidade e interculturalidade. Vasta experiência nos mercados brasileiros, europeu e africano. Autora e co-autora de artigos e case studies sobre a Gestão em Ambiente Multicultural.