Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Huawei teve impacto económico de 50 milhões em Portugal em 2018
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Economia - Huawei teve impacto económico de 50 milhões em Portugal em 2018

Economia

Huawei teve impacto económico de 50 milhões em Portugal em 2018

Last updated: 4 Novembro, 2019 18:30
Redação
Share
SHARE

laboratoriolinux / Flickr

A gigante da tecnologia chinesa Huawei gerou 900 postos de trabalho e pagou 90 milhões em impostos em Portugal, com um peso de 50 milhões no PIB do país.

A Huawei teve um impacto de 50 milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal no ano passado, de forma direta e indireta, num peso total de 12,8 mil milhões de euros em toda a Europa.

Em causa está um estudo sobre o impacto económico da Huawei na Europa no ano passado, realizado pela consultora britânica Oxford Economics e esta segunda-feira divulgado, que demonstra que a companhia chinesa gerou um impacto de 12,8 mil milhões de euros no PIB dos países europeus em 2018, verba que tem em conta a produção da empresa e a cadeia de valor gerada (pelos seus fornecedores e trabalhadores).

No caso de Portugal, a Huawei pesou 50 milhões de euros no PIB nacional no ano passado, segundo dados disponibilizados pela Oxford Economics sobre Portugal à Lusa.

De acordo com os mesmos dados, a Huawei pagou 90 milhões de euros em impostos diretos e indiretos e fixou 900 postos de trabalho no país, também de forma direta e indireta.

O documento foi apresentado no Dia da Inovação da Huawei, em Paris, pelo diretor da Oxford Economics para os estudos sobre Europa e Médio Oriente, Pete Collings, que explicou na ocasião que este impacto da Huawei foi calculado com base no número de empregos e de impostos pagos (direto), nos fornecedores contratados e nos seus negócios (indireto) e ainda na atividade económica dos funcionários (induzido).

Em toda a Europa, o impacto da Huawei distribui-se em 2,5 mil milhões de euros diretos, 5,4 mil milhões de euros indiretos e 4,9 mil milhões induzidos.

Estes números representam uma subida face ao ano anterior, de 2017, no qual o impacto total foi de 10,6 mil milhões de euros, dos quais 2,2 mil milhões diretos, 4,3 mil milhões de euros indiretos e 4,1 mil milhões induzidos.

Segundo o relatório, Portugal não é dos países europeus mais significativos para a companhia chinesa em termos de impacto económico, sendo antes a Hungria (onde a tecnológica pesou 0,39% no PIB no ano passado), Suíça (0,16%), Reino Unido (0,14%), Roménia (0,13%), Finlândia (0,12%), Holanda, Suécia e Lituânia (0,10% nos três), a Alemanha e a Bulgária (0,09% em ambas).

O estudo assinala que, em 2018, a companhia pagou 5,6 mil milhões de euros em impostos na Europa, num crescimento anual médio de 17% desde 2014. No que toca a postos de trabalho, a companhia atingiu um total de 13.300 empregos diretos na Europa no ano passado, aos quais acrescem 80.300 indiretos e 76.100 induzidos.

O estudo foi divulgado numa altura em que a Huawei está no centro da polémica relativa a alegada espionagem nas redes móveis de quinta geração (5G), no seguimento de suspeitas lançadas pelos Estados Unidos sobre a instalação de back doors (portas traseiras de acesso) nos equipamentos desta tecnologia, o que a empresa tem vindo a rejeitar.

A Europa é o maior mercado da Huawei fora da China. De um total de 50 licenças que a empresa detém para o 5G, 28 são para operadoras europeias.

Os Estados Unidos e a Huawei estão, assim, envolvidos numa guerra global por causa da cibersegurança e das infraestruturas a nível mundial, que já levou à criação de limites (ainda não em vigor), por parte da administração norte-americana, nas compras feitas à companhia chinesa.

Washington tem tentado também exercer a sua influência junto dos aliados, nomeadamente europeus, para que excluam a Huawei dos seus mercado

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueEconomiaempresasHuawei
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Centeno prevê gasto extra de 240 milhões com a Banca em 2020
Next Article Segurança Social arrecada 27 milhões de euros com venda de prédios
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva apresenta agenda cultural e desportiva diversificada até 26 de março

O Município de Castelo de Paiva divulgou a programação "Paiva em Agenda" para o período de 20 a 26 de…

Ricardo Cardoso: “Quero ser lembrado como o presidente que fez muito por Castelo de Paiva”

Eleito nas Autárquicas de 2025 com 51,31% dos votos, o novo presidente…

XVI Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real vai animar Castelo de Paiva a 28 e 29 de março

A freguesia de Real, em Castelo de Paiva, prepara-se para receber a…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Risco de infeção por sarampo pode aumentar 50% até 2050

Sanofi Pasteur / Flickr Os movimentos anti-vacinação e a hesitação de alguns pais em várias regiões do mundo estão a…

Leslie provocou prejuízos superiores a 32 milhões na Figueira da Foz

Paulo Novais / Lusa Dezenas de rulotes destruídas, no Parque de Campismo da Praia do Cabedelo, após a passagem da…

Não meter Novo Banco no OE “é como passar um cheque careca”. Leão acusa PSD de “brincar com o fogo”

Miguel A. Lopes / LusaO ministro das Finanças, João Leão. Em entrevista à RTP, o ministro das Finanças, João Leão,…

Costa revela que foi Juncker a parar os “muitos loucos” que queriam sancionar Portugal

European Parliament / Flickr Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, foi decisivo para impedir…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?