Os juros da dívida portuguesa atingiram, esta quinta-feira, o valor mais baixo de sempre. Pela primeira vez, ficou abaixo dos 1%, chegando aos 0,995% no prazo a dez anos.
Às 9h30 desta quinta-feira, os juros da dívida portuguesa atingiram o valor mais baixo de sempre, nos prazos a dez, cinco e dois anos. O Jornal de Negócios destaca que, os juros portugueses nunca tinham estado abaixo de 1%.
A tendência já se tinha começado a verificar desde quarta-feira, quando atingiram os 1,023% nos juros a dez anos. Às 8h40 desta quinta-feira, começou a decrescer, chegando aos 1,005% e, meia hora depois, atingia um mínimo histórico.
Segundo o jornal ECO, também no prazo a cinco anos, os juros da dívida caíram para valores recorde. Se esta quarta-feira estavam fixados nos 0,043%, esta quinta-feira de manhã atingiram os 0,036%.
O mesmo se verificou nos juros a dois anos, que atingiram esta manhã os -0,405%, face aos -0,390% verificados ontem. Este também é o valor mais baixo de sempre registado nas obrigações portuguesas no prazo a dois anos.
Os juros da dívida têm baixado drasticamente nos últimos dois anos, já que em julho de 2017, rondavam os 3% e, um ano depois, os 2%. Estes valores podem justificar-se pelas melhorias contínuas no rating da economia portuguesa, que se deve a uma significativa melhoria das contas públicas.
O Jornal de Negócios destaca ainda a importância do programa de compras do Banco Central Europeu, que apesar de ter acabado no final de 2018, continua a reinvestir as obrigações portuguesas que tinha adquirido.
Fonte: ZAP