Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Lagarde pressiona Bruxelas para avançar com sistema europeu de garantia de depósitos
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Economia - Lagarde pressiona Bruxelas para avançar com sistema europeu de garantia de depósitos

Economia

Lagarde pressiona Bruxelas para avançar com sistema europeu de garantia de depósitos

Last updated: 12 Fevereiro, 2020 18:15
Redação
Share
SHARE

International Monetary Fund / Flickr

A presidente do Banco Central Europeu sublinhou que este sistema vai proteger a economia de choques externos e promover a influência do euro.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, pressionou esta terça-feira a União Europeia a “fazer o que lhe compete” e concluir a União Económica e Monetária para reforçar o euro, nomeadamente avançando com o sistema europeu para garantia de depósitos.

“Nos últimos anos, a arquitetura da zona euro mudou substancialmente, mas tal como sabem, há elementos centrais que ainda estão por completar ou incompletos […] e é por isso que o BCE defende e vai continuar a defender a conclusão da União Económica e Monetária”, disse Lagarde, estreando-se na sessão plenária do Parlamento Europeu.

Falando num debate sobre a política monetária do BCE, a responsável apontou que falta, na União Europeia, completar a União de Mercado de Capitais e criar um sistema europeu de garantia de depósitos, mecanismos que, a seu ver, poderão ter um “papel fundamental de estabilidade em caso de existirem ou quando existirem choques externos”.

Prevê-se que este sistema europeu sirva de cobertura complementar aos sistemas de garantia constituídos a nível nacional, permitindo, assim, aos governos da zona euro respeitarem a obrigação legal de proteger depósitos até 100 mil euros em caso de falência de um banco.

“Não só iria permitir proteger os nossos padrões desses choques externos, mas também promover a influência do euro no mundo, incluindo torná-lo mais atrativo a nível mundial”, sustentou Christine Lagarde.

Lembrando o falhanço das negociações sobre esta matéria no seio do Eurogrupo, já que os ministros das Finanças da UE ainda não chegaram a acordo sobre estas medidas para reforço da zona euro, a presidente do BCE alertou que “todas as partes devem fazer o que lhes compete”.

“Um importante pilar da UE num mundo cada vez mais globalizado é a União Económica e Monetária, que não deve ser esquecida, e o papel do Parlamento Europeu enquanto colegislador também não pode ser menosprezado”, apontou Christine Lagarde.

Presente na discussão, o vice-presidente da Comissão Europeia com a pasta económica, Valdis Dombrovskis, saudou o apelo feito por Lagarde, referindo ser “relevante para a posição da UE a nível internacional” ter uma moeda única mais resiliente.

Fonte: ZAP

TAGGED:BancaEconomia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article CM de Castelo de Paiva anuncia programação para o Carnaval 2020
Next Article Vistos gold ultrapassam 5.000 milhões de euros em janeiro. China lidera
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Câmara de Castelo de Paiva incentiva transição para fatura eletrónica no serviço de águas

O município de Castelo de Paiva está a reforçar o apelo aos cidadãos para a adesão à Fatura Eletrónica e…

Castelo de Paiva assinala património com recital “Do Ibérico ao Românico” na Igreja de Sobrado

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Sobrado, Castelo de Paiva,…

Comarca de Viana do Castelo enfrenta falta de recursos e risco de rutura

O alerta foi lançado pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP),…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?