Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Operação Dynamo desmantela primeira fábrica clandestina de tabaco em Portugal
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Economia - Operação Dynamo desmantela primeira fábrica clandestina de tabaco em Portugal

Economia

Operação Dynamo desmantela primeira fábrica clandestina de tabaco em Portugal

Redação
Last updated: 26 Junho, 2019 11:43
Redação
Share
SHARE

Kolforn / Wikimedia

A GNR promoveu uma operação que levou ao desmantelamento da primeira fábrica clandestina de produção e comercialização de tabaco em Portugal. Foram detidas 13 pessoas de várias nacionalidades.

A Operação Dynamo teve início esta terça-feira e foi levada a cabo pela Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro. Nesta operação inédita foram detidas 13 pessoas (entre os quais uma mulher) de nacionalidades polaca, ucraniana, romena, russa e portuguesa.

O material apreendido era o equivalente a 46 milhões de cigarros e calcula-se que a evasão fiscal da fábrica ascenda os 9,6 milhões de euros. O tabaco produzido era comercializado não só em território nacional, mas também em outros países da União Europeia.

Em comunicado, a GNR realça que a operação foi posta em curso no âmbito de um inquérito que decorre há cerca de meio ano. Tinha como objetivo “proceder ao desmantelamento de uma fábrica ilegal de manufaturação de cigarros em larga escala, levando à detenção dos suspeitos responsáveis pela sua operacionalização”.

De acordo com o Jornal Económico, foi dado cumprimento a cinco mandatos de detenção, sete de busca domiciliária, um de busca à fábrica e outro de busca ao armazém. Entre os bens apreendidos estão 15,6 milhões de cigarros, 17 toneladas de folha de tabaco (suficientes para produzir 16,8 milhões de cigarros) e 14 toneladas de tabaco triturado (que dariam para produzir 13,8 milhões de cigarros).

“Estima-se que a fraude e evasão fiscal, gerada pela produção e comercialização do tabaco produzido na referida fábrica, que tinha como destino o território nacional e países da União Europeia, seja de montante superior a 9 milhões e 600 mil euros”, avança a GNR em comunicado.

Foram ainda constituídos dois arguidos de nacionalidade Grega, com 37 e 60 anos, suspeitos de integrarem este grupo criminoso. Um dos detidos tinha um alerta internacional para efeitos de detenção e entrega ou extradição, através do sistema Schengen.

As 13 pessoas detidas serão presentes no Tribunal de Faro, esta quarta-feira, para o primeira interrogatório e para aplicação de medidas de coação.

Fonte: ZAP

TAGGED:CrimeDestaqueEconomiagnrJustiçaNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Corte nas reformas antecipadas vai ser alargado à função pública
Next Article Número de funcionários públicos aumentou 26 mil nos últimos três anos
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

thirteen + eight =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

EDITAL: Notificação para Exercício de Direito de Preferência

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 1380.º do Código Civil, torna-se público que: A) Maria de…

Cinfães reforça apoio ao associativismo desportivo

O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Carlos Cardoso, acompanhado pelo vereador…

Castelo de Paiva: Fornos promove caminhada e aula de Zumba

A Junta de Freguesia de Fornos, no concelho de Castelo de Paiva,…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Artlant falhou primeiro pagamento à Caixa assim que abriu fábrica

Manuelvbotelho / Wikimedia A empresa Artlant, criada pelos espanhóis da La Seda para o projeto petroquímico em Sines e financiada…

Afinal, apoio de lay-off depende do salário base. Mais trabalhadores podem ser abrangidos

José Sena Goulão / Lusa O novo apoio de lay-off que a Segurança Social vai pagar para compensar os trabalhadores…

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células…

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

jopolopy / Flickr Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

twenty − 1 =

Lost your password?