Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Porto-Lisboa em 1h15 obriga à construção de nova ponte sobre o Douro. Deverá custar 500 milhões
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Economia - Porto-Lisboa em 1h15 obriga à construção de nova ponte sobre o Douro. Deverá custar 500 milhões

EconomiaPorto

Porto-Lisboa em 1h15 obriga à construção de nova ponte sobre o Douro. Deverá custar 500 milhões

Redação
Last updated: 13 Novembro, 2020 14:30
Redação
Share
SHARE

Nuno Morão, Wikimedia

Estação de Campanhã, Porto

A estação de Campanhã vai ser o terminal dos comboios de alta velocidade da futura linha Porto-Lisboa, mas para que isso aconteça será necessário uma nova ponte sobre o Douro, que deverá situar-se a nascente da ponte S. João, perto da do Freixo.

A infra-estrutura deverá custar cerca de 500 milhões de euros pois a construção no local definido não deverá ser fácil, avança o Público. O rio naquele local alarga e o vão da ponte terá de ser muito comprido, uma vez que deverá ter mais de 2 km.

Os acessos à ponte são também de elevada complexidade técnica, mas esta é a melhor solução para fazer uma “entrada direta” em Campanhã da nova linha Lisboa – Porto, que prevê uma viagem de apenas 1h15.

A Rave prevê que a linha passe em túnel sob Vila Nova de Gaia, saindo diretamente para a nova travessia a construir entre a Ponte S. João e a Ponte do Freixo. É este traçado que vai permitir que os comboios de alta velocidade entrem em linha reta na estação de Campanhã.

Segundo uma fonte oficial do gabinete do Ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, “a estação de Campanhã tem interface com o Metro do Porto e terá o principal terminal rodoviário da cidade, pelo que se assume como o principal interface de transportes da cidade do Porto”.

Do lado leste de Campanhã, onde se esperava construir as plataformas para os comboios rápidos, estão agora a decorrer as obras de um terminal rodoviário. E o próprio Matadouro, um edifício um pouco mais a Norte que deveria ser demolido para construir um parque para recolher os comboios, está ocupado para ser instalado um centro empresarial.

O governo diz que “é prematuro discutir projetos em concreto, sendo certo que a estação de Campanhã tem uma reserva de capacidade substancial”. Segundo o Público, sem espaço para serem feitas manutenções e lavagens, o verdadeiro terminal operacional dessas composições será Contumil, o que significa reforçar o canal ferroviário para lá.

A futura ponte sobre o Douro e a entrada da nova linha em Campanhã foram ainda pensadas para ficarem no alinhamento do futuro túnel que fará a ligação ao aeroporto, mas devido às infra-estruturas já existentes na cidade esse processo não será fácil.

Afastada ficou a ideia de fazer a estação de alta velocidade na Boavista, como chegou a ser falado no início deste século. Este projeto implicaria também um novo tabuleiro sobre o Douro, entre, as pontes Luís I e da Arrábida a que se seguiria um túnel direto ao centro da cidade.

Essa localização está agora destinada para o Metro do Porto, que quer construir uma ponte para a linha Casa da Música–Devesas, um projeto que será financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (enquanto a ponte ferroviária será no âmbito do PNI2030).

Se tudo correr como previsto, Porto e Gaia deverão ficar com mais duas pontes a acrescentar às da Arrábida, Freixo, Luís I, Maria Pia (que se encontra desativada), do Infante e São João.


Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueEconomiaFerroviaLisboaPortoTransportes
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Montepio com prejuízos de 56,8 milhões. Salvação passa por um “Fundo mau” para os activos tóxicos
Next Article Portugal com 69 mortes por covid-19 e 6653 casos nas últimas 24 horas
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × five =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Concurso Vinhos de Lisboa 2025 anuncia os grandes vencedores da região

O concurso acolheu mais de 150 referências, das diferentes denominações de origem, submetidas a um júri que inclui um painel…

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da…

Uma das famílias mais bem-sucedidas do mundo tem raízes em Castelo de Paiva

Desconhecido de muitos na região, o concelho de Castelo de Paiva tem…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

O pequeno Salvador já respira sozinho

(CC0/PD) pxhere O pequeno salvador, que nasceu na semana passada depois de a sua mãe em morte cerebral ter sido…

Denúncia de fraude em Pedrógão é fruto de “inveja” e “má-fé”

O Presidente da Câmara de Pedrógão Grande reagiu às suspeitas de fraude na reconstrução das casas, apontando que se trata…

Município de Penafiel promove Curso de Formação de Nadadores Salvadores

De 11 de abril a 16 de maio, o município de Penafiel, em parceria com a Associação de Nadadores Salvadores…

Castelo de Paiva em destaque: Almiro Moreira reforça compromisso com o desenvolvimento do concelho

Numa altura de profundas mudanças no panorama político nacional, Castelo de Paiva vê-se representado no Parlamento com a reeleição de…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

1 × five =

Lost your password?