Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Segurança Social aprovou 9.714 pensões antecipadas ao abrigo do novo regime
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Economia - Segurança Social aprovou 9.714 pensões antecipadas ao abrigo do novo regime

Economia

Segurança Social aprovou 9.714 pensões antecipadas ao abrigo do novo regime

Redação
Last updated: 17 Março, 2018 10:20
Redação
Share
SHARE

A Segurança Social aprovou 9.714 reformas antecipadas ao abrigo do novo regime das longas carreiras contributivas, que permite a pensão sem cortes, segundo dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social avançados hoje à Lusa.

O novo regime entrou em vigor em outubro e, do total de reformas aprovadas até agora,“99% beneficiam do novo regime, com pensões mais elevadas”, uma vez que não sofrem redução pelo fator de sustentabilidade nem o corte de 0,5% por mês por antecipação da idade legal exigida, acrescenta a fonte oficial do Ministério de Vieira da Silva.

A idade média dos 9.714 pensionistas que se reformaram ao abrigo do novo regime é de 61 anos e seis meses, avança ainda a mesma fonte. A idade legal da reforma é atualmente de 66 anos e 4 meses.

O novo regime permite que as pessoas com muito longas carreiras contributivas e que tenham 60 anos ou mais de idade, possam reformar-se sem corte na pensão. Em causa estão as carreiras contributivas iguais ou superiores a 48 anos, ou trabalhadores que iniciaram a sua atividade profissional com 14 anos ou idade inferior, e que tenham aos 60 anos, pelo menos 46 anos de carreira contributiva.

Para estes dois grupos, deixa de ser aplicado o fator de sustentabilidade (14,5%) e as penalizações de 0,5% por mês por antecipação face à idade normal de acesso à pensão de velhice, que é de 66 anos e 4 meses.

Porém, segundo o Jornal de Negócios, quem tem direito à reforma antecipada sem cortes, perde por outro lado, as bonificações previstas na lei para quem tem muitos anos de descontos.

O ministro Vieira da Silva garantiu hoje que estes são “casos marginais” e que as pessoas com longas carreiras contributivas que se reformem antes da idade legal não vão sofrer “nenhum corte” nas suas pensões, sendo-lhes aplicado o regime mais favorável.

Do total das pensões aprovadas, apenas 1% tem cálculo superior ao valor da sua pensão com a aplicação do regime da flexibilização (ou seja, com Fator de Sustentabilidade).

Segundo Vieira da Silva, que falava na Universidade do Minho, em Braga, à margem do ciclo de debates sobre Relações Laborais em Portugal, “quando as pessoas pedem o acesso à reforma aplica-se a legislação que lhes é mais favorável”.

Assim, salientou o ministro, a alguns trabalhadores com longas carreiras contributivas pode ser mais favorável o regime que previa a aplicação do fator de sustentabilidade “porque já estão muito mais próximos da idade da reforma” e “o cálculo da pensão que lhes é feito, introduzindo o fator de penalização e os fatores de bonificação, pode ser um pouco mais favorável”, assumiu.

Contudo, Vieira da Silva sublinhou que “são casos muito isolados, em 99% dos casos as pessoas são beneficiadas por esta lei que foi aprovada, que permite que, em média, aos 61 anos e meio possam obter a sua reforma sem nenhuma penalização”, apontou.

“O tratamento é automático pela Segurança Social, o sistema está preparado para tratar de forma automática. Essa é a norma de funcionamento nos sistemas de Segurança Social, as pessoas não podem ser prejudicadas porque há uma outra alternativa, é um direito”, afirmou Vieira da Silva.

TAGGED:Segurança Social
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Terminal de cruzeiros de Lisboa acolhe primeiro dia da 42.ª edição do Portugal Fashion
Next Article Festival de Chocolate de Óbidos prolongado para compensar público pelo mau tempo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 + 9 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Obras públicas registam forte crescimento em 2025

Concursos lançados ultrapassam os 10 mil milhões de euros e contratos celebrados aumentam 48%

Câmara Municipal de Castelo de Paiva reúne em sessão ordinária a 30 de janeiro

Reunião pública decorre nos Paços do Concelho e inclui vários pontos de…

Gala Solidária assinala início das comemorações dos 25 anos da Tragédia da Ponte Hintze Ribeiro

Uma noite marcada pela memória, pela solidariedade e pela homenagem deu início…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Um Ano Novo melhor para quem precisa da Segurança Social

Cada vez somos mais um país de “faz de conta”. Temos sempre no papel as melhores leis, que nos garantem…

Combustíveis descem de preço na próxima semana

Depois de 18 semanas consecutivas de subida, os preços dos combustíveis vão descer na próxima semana, ficando mais baratos já…

Bancos pedem 632 milhões de euros em créditos ao Estado

filipe.garcia / Flickr Banco de Portugal Seis bancos, entre os quais o Novo Banco, pediram mais 632 milhões de euros…

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma “oportunidade”)

bee_photobee / Canva O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

4 × two =

Lost your password?