Logo paivense
Logo paivense

Fim de semana violento em Lisboa

fim de semana fica marcado por diversos atos de violência em Lisboa. Tudo começou no passado sábado, com confrontos entre grupos motards rivais. Seguiu-se uma rixa no Estabelecimento Prisional de Lisboa, e terminou com agressões violentas em Telheiras, no domingo. Os incidentes não têm qualquer relação entre si mas marcaram os últimos dias da capital portuguesa.

A luta é antiga e tem vitimado mortalmente membros de ambos os grupos ao longo dos últimos anos, um pouco por todo o mundo. Tanto os Hells Angels como Los Bandidos pertencem aos ‘Quatro Grandes Clubes Motards’ do mundo, conhecidos como ‘Big Four MC’ e são detentores de uma rivalidade amplamente conhecida e perigosa.

Os Hells Angels foram fundados na Califórnia, em 1948, e espalharam o nome e os ideais um pouco por todo o mundo, enquanto Los Bandidos surgem em San Antonio, no Texas, no ano 1966, e existem em mais de 13 países.

Em Portugal, Los Bandidos são representados pelo grupo Red and Gold, ao qual pertencerá Mário Machado, antigo líder da Frente Nacional, e na noite da passada sexta-feira estariam reunidos vários membros do grupo num restaurante no Prior Velho quando se iniciou uma violenta rixa.

As agressões aconteceram à hora de almoço, quando um grupo de homens entrou no estabelecimento com facas, paus e martelos e começou a agredir quem se encontrava no local.

Quando a PSP chegou, os agressores já haviam fugido. Dos confrontos resultaram seis feridos, três deles em estado grave. As autoridades estão a investigar, estando o caso sob a alçada da Polícia Judiciária.

Também no sábado, uma rixa entre reclusos de alas diferentes ocorreu no Estabelecimento Prisional de Lisboa, durante o período das visitas. O incidente foi controlado.

O desentendimento aconteceu entre dois reclusos da ala E e F e foi travado por um guarda prisional que se encontrava por perto. Contudo, o sindicalista referiu que com o novo horário dos guardas prisionais imposto pela Direção-Geral dos Serviços Prisionais, as dinâmicas na prisão estão a ser alteradas e poderá haver mais casos destes.

“Os reclusos têm menos horários de visitas, juntam reclusos de alas diferentes e são mais pessoas” de alas que antes não recebiam as visitas em conjunto, explicou, indicando que, numa outra prisão, poderia ter havido um desfecho diferente.

Por fim, no domingo, várias pessoas envolveram-se em agressões junto à Avenida Padre Cruz, em Lisboa, próximo do restaurante McDonald’s. Sabe-se que foi utilizada uma arma branca e que duas pessoas ficaram feridas.

Depois dos confrontos, a PSP conseguiu identificar cinco indivíduos suspeitos e houve a apreensão de uma arma branca que poderá estar ligada ao crime. Quatro dos suspeitos foram detidos e um poderá ser alvo de diligências diferentes, “em razão da idade”.

Apesar da proximidade temporal, as autoridades garantem que esta rixa nada tem a ver com os incidentes que envolveram os grupos de motards.