Logo paivense
Logo paivense

Gripe sazonal responsável por até 650mil mortes por ano

As doenças respiratórias associadas à da gripe sazonal matam cerca de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com novas estimativas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (US-CDC), Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros de diferentes países na área de saúde.
Essa quantidade marca um aumento na estimativa mundial anterior que contabilizava ate 500 mil todos os anos. Os novos dados sobre as mortes baseiam-se em dados mais recentes de um grupo maior e mais diversificado de países. Desta forma tenta contabilizar óbitos em países de diferentes graus de desenvolvimento incluindo os de renda média baixa


“Esses números indicam o alto fardo da gripe e seus substanciais custos econômicos e sociais para o mundo”, disse Peter Salama, diretor Executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS. “Eles destacam a importância da prevenção da gripe para epidemias sazonais, bem como a preparação para pandemias”.

O covid-19 veio generalizar a preocupação das populações pois o número de morte que provocou num curto espaço de tempo foi elevado. No entanto, em números globais a gripe mata anualmente, e não em surtos isolados, até 650 mil pessoas todos os anos.